Cada vez mais somos bombardeados por estímulos sonoros e visuais nas ruas e isso, aliado com o estímulo de nossos gadgets, tende a nos deixar mais distraídos e propensos a acidentes. Alguns estados americanos já estabelecem multas para quem atravessa a rua ouvindo música ou falando ao celular, e outros decidiram optar por soluções um pouco mais… criativas.

Na Filadélfia, dez policiais patrulham as ruas de bicicleta para apenas alertar os pedestres que estão usando seus gadgets a ficarem mais atentos. Segundo a polícia, a campanha é mais útil do que leis que proíbem o uso, porque é difícil impedir alguém a usar seus eletrônicos. E deve render alguns sustos engraçados. Em Sydney, na Austrália, a campanha é um pouco mais impactante e radical: São usadas imagens mostrando pedestres atropelados ao lado de seus brinquedinhos eletrônicos, ou anúncios engraçadinhos, como este mostrando ovelhas indo para o abate:

Aqui no Brasil, ainda não há leis ou campanhas de conscientização nesse sentido para pedestres, apenas para motoristas. Só que mesmo com a lei, é fácil flagrar pessoas falando ao celular ou trocando SMS enquanto dirige.

Mas com ou sem multa, melhor ter atenção redobrada, ouvir música em um volume baixo – ou não ouvir – e parar por um momento para atender o celular. [Folha]