Você pode desenvolver tecnologias militares pensando em usá-las contra inimigos internacionais em guerras longínquas, mas sempre chega o dia em que você precisa delas em casa mesmo. Os oficiais da cidade de Pittsburgh acreditam que o uso do Long Range Acoustic Device pelas suas forças policiais constitui a primeira utilização pública de um canhão de som.

A polícia utilizou o equipamento para emitir um som muito e alto e estridente, para forçar os protestantes a usarem as mãos para cobrir os ouvidos enquanto os policiais os continham com gás lacrimogêneo e granadas de luz. "Outras agências de cumprimento da lei observarão o modo como [o canhão de som] foi utilizado", disse o chefe de polícia de Pittsburgh para o NY Times. "Ele serviu bem ao seu propósito".

Independente da sua opinião sobre a validade dos protestos, é bem impressionante observar uma tecnologia como esta em uso.

Sendo uma arma não-letal, os canhões de som já foram montados em veículos do exército americano, instalados em navios para defesa contra piratas e estavam prontos (apesar de não terem sido necessários) durante a Convenção Nacional Republicana de 2004 em Nova York.

Mas esta é a primeira vez que o equipamento foi utilizado contra civis americanos. De acordo com relatórios divulgados, 20 pessoas foram presas e ninguém ficou gravemente ferido. [New York Times]