A cada modelo, polegada por polegada, a Canon está lentamente levando as suas DSLR para o seu destino: uma câmera híbrida completa com foto e vídeo – onde talvez as fotos sejam apenas quadros de um vídeo de definição perfeita, algo como o que a caríssima RedOne começa a fazer. Nós não chegamos lá ainda, mas a T3i, de U$ 800 nos EUA, nos aproxima uma pouco mais com seu visor articulável/basculante pensado para vídeo.

Primeiramente: Se você tiver a T2i, não arranque os cabelos ainda, você ainda tem uma câmera fantástica. A T3i ainda tem o mesmo sangue e vísceras de sua predecessora, apenas em uma embalagem mais elegante, mais voltada para vídeo e uma tela articulável inspirada na 60D, que é um pouco mais poderosa. Ela tem o mesmo sensor de 18-megapixel, mesmo número de pontos focais, as mesmas especificações de vídeo (1080p com 24 ou 30fps, 720p a 60fps, etc.).

Então, o que há de novo? Bom, a tela articulável. Eu achava que ela era só mais uma função qualquer na 60D, mas eu comecei a apreciar de verdade essa tela no momento que comecei a trabalhar mais com  vídeos. E as lentes que vêm no kit são um novo marco em relação à estabilização de imagens. (Preço do kit: U$900.) Ele também tem alguns dos filtros da 60D, como tilt-shift falso, olho de peixe e outros. Você pode gravar em várias proporções. Tem uma nova função chamada “vídeo snapshot” que pode fazer pequenos vídeos de dois, quatro ou oito segundos. Eu gosto da ideia. Você pode ver como funciona neste exemplo gravado em um protótipo da câmera (Eu não estou tocando nas lentes nesse vídeo):

Eu não fiz milhares de exemplos porque estamos falando do mesmo sensor de imagem e vísceras da T2i, então a imagem e a qualidade do vídeo devem ser as mesmas – e se não fosse, a câmera era um protótipo de qualquer maneira, então a avaliação final só pode ser dada ao produto final. Além disso, a qualidade pareceu um pouco inferior mesmo. Se quiser checar melhor os resultados, você pode ver os exemplos em tamanho real aqui.

A Canon também irá lançar uma câmera mais modesta, a T3, que vem em um kit de 600 dólares. É uma câmera mais básica de 12-megapixel que também filma vídeo 720p. Não tem tela giratória. Pessoalmente, eu juntaria um pouco mais de dinheiro e compraria a T2i no lugar dela, que é um meio termo entre a T3 e a T3i.