_Robôs

Cão robô escala e se adapta a qualquer terreno nos Alpes Suíços

O robô consegue determinar, por conta própria, quanta cautela precisa ter ao dar seus passos em um solo acidentado. Assista

robô

ETH Zurich / reprodução

Esta semana, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, anunciaram que estão melhorando as capacidades físicas de seu cão robô. A máquina, batizada ANYmal, está agora sendo treinada para escalar montanhas.

Segundo a empresa, o quadrúpede de metal já consegue escalar pontos íngremes e acidentados dos Alpes Suíços. O robô também é capaz de fazer uma caminhada vertical de 120 metros em 31 minutos, quatro minutos mais rápido do que caminhadas humanas.

Os pesquisadores explicaram que a façanha foi alcançada por um esquema de controle que combina imagens com feedback tátil. Isso facilita a ação do robô em terrenos irregulares e com baixa visibilidade — um dos principais problemas nas caminhadas humanas.

Com base no feedback, o robô determina, entre outras coisas, com que cautela precisa dar seus passos. Isso implica dizer se ele sabe julgar onde precisará caminhar como se estivesse “pisando em ovos” ou se pode se comportar como um cão de carne e osso desgovernado.

Outro ponto importante é que a máquina a tarefa sem tropeçar ou errar — coisa rara entre os humanos. A empresa disse que o ANYmal tem microfones, câmaras óticas, iluminação ativa para superar “ambientes desafiadores” e sensores de detecção de gás.

Ele pode ser utilizado para inspeção de trens, navios e máquinas de grande porte, com difícil acesso para humanos. Você pode vê-lo em ação no vídeo abaixo.

“O robô aprendeu a combinar a percepção visual do ambiente com seu senso de toque, baseado no contato direto das pernas”, disse o pesquisador Marco Hutter em um comunicado. “Isso permite enfrentar terrenos acidentados de forma mais rápida, eficiente e, acima de tudo, com mais robustez”.

Está nos planos do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique que, no futuro, o ANYmal possa ser usado em qualquer lugar perigoso demais para humanos ou muito intransitável para outros robôs. Muito Black Mirror, sem dúvidas.

Sair da versão mobile