_Cultura

Capa histórica de “Batman, Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller, vai a leilão

Capa de 1986 ajudou a transformar o Batman, que deixou de ser um personagem mais infantil e se tornou uma figura mais "sinistra"

Batman

Imagem: Reprodução/DC Comics

A capa original do primeiro livro da série “The Dark Knight Returnsestará à venda no leilão de Assinaturas de Quadrinhos da Heritage Auctions entre 16 e 19 de junho. Feita pelo escritor/artista Frank Miller em 1986, seu valor é estimado em US$ 2 milhões. A informação é do site Collider

A imagem apresenta uma silhueta de Batman no céu com relâmpagos atrás dele. “Essa foi uma das minhas favoritas”, disse Miller. “Era quase uma silhueta. Adoro fazer capas e adoro conjurar imagens icônicas. É apenas um desafio divertido”, explica o artista. 

A minissérie de quatro edições, escrita por Frank Miller, é creditada por transformar o Batman, que deixou de ser uma figura mais infantil e se tornou algo mais sofisticado e sinistro. 

A imagem icônica não era a original que Miller tinha em mente. Uma das versões anteriores apresentava um Batman agachado em uma linha de energia, que mais tarde foi usada como capa para a coleção de 2015, “Batman Noir: The Dark Knight Returns”. A ideia para a capa da primeira edição veio depois que ela foi escrita, desenhada e pintada por Klaus Janson. “No caso do relâmpago, foi realmente um relâmpago do nada”, disse Miller. “Foi um momento de inspiração.”

“O Retorno do Cavaleiro das Trevas” é celebrado como um ponto de virada na história do Batman. Depois que a série de televisão Batman da década de 1960 deixou a cultura pop pensando nele como um personagem cômico exagerado, escritores e artistas de quadrinhos trabalharam para trazer o personagem de volta às suas raízes originais mais sombrias.

“The Dark Knight Returns” mostrou um futuro ainda mais sombrio para o personagem. Seguiu-se um Bruce Wayne de 55 anos, que se aposentou de ser o Batman dez anos antes após a morte de Robin. Gotham City está pior do que nunca, o que obriga o Batman a retornar e retomar a cidade. O herói também tem que lidar com Duas-Caras, que volta ao crime após ser libertado de Arkham.

Escritor de quadrinhos e artista Frank Miller. Foto: Lynda M. González/Heritage Auctions

A série foi um sucesso imediato e desenfreado. A primeira impressão esgotou rapidamente, diz Miller, e o quadrinho acabou tendo duas tiragens. Em 2009, a revista Time a classificou como uma das 10 melhores graphic novels de todos os tempos. 

O Leilão de Assinaturas de Quadrinhos da Heritage Auctions será aberto para licitações no final deste mês, você pode navegar pelos itens do leilão. Enquanto isso, os fãs também podem assistir à versão animada de “The Dark Knight Returns”, que está atualmente disponível no HBO Max.

Sair da versão mobile