_Espaço

Cápsula SpaceX Dragon chega, sem sustos, à Estação Espacial Internacional

A NASA e a SpaceX fizeram história hoje. A cápsula Dragon conseguiu, com sucesso, fazer a aproximação final e acoplar na Estação Espacial Internacional, marcando um novo capítulo nas histórias da agência espacial norte-americana e da exploração espacial pelo setor privado. Para quem está um pouco por fora do assunto, a SpaceX é a primeira […]

Aproximação final.

A NASA e a SpaceX fizeram história hoje. A cápsula Dragon conseguiu, com sucesso, fazer a aproximação final e acoplar na Estação Espacial Internacional, marcando um novo capítulo nas histórias da agência espacial norte-americana e da exploração espacial pelo setor privado.

Para quem está um pouco por fora do assunto, a SpaceX é a primeira empresa privada a tentar enviar uma nave espacial para a ISS. Da história. Antes dela, apenas governos fizeram isso — e bem ricos, de Estados Unidos, Rússia e Japão, mais a Agência Espacial Europeia). Desde o fim do programa dos ônibus espaciais, a NASA tem usado primariamente naves russas, como as cápsulas Soyuz, para transportar materiais e astronautas para e de volta da ISS. Com o feito de hoje, isso tende a mudar.

A cápsula Dragon que chegou à Estação hoje não era tripulada. A missão de hoje era levar bens para o espaço, o que é um ponto crítico e essencial dentro das atribuições da NASA. Afinal, os astronautas precisam comer e ter cuecas limpas para vestir.

Dragon a 70 metros da ISS.

A chegada estava prevista para 11h02 (horário de Brasília), mas aconteceu um pouco antes. Às 10h56, o astronauta Don Pettit, na ISS, comunicou: “Houston, pegamos um dragão pela cauda,” referindo-se ao braço robótico, um Canadarm2, que usou para capturar a Dragon.

Braço robótico Canadarm2, da ISS, captura a Dragon.

Após iniciar os procedimentos de instalação da cápsula no módulo Harmony da Estação, as coisas correram tranquilas, dentro do esperado. Uma varredura minuciosa, com binóculos bem poderosos e câmeras remotas, foi feita na Dragon para buscar avarias. Nada anormal foi detectado. Algumas manobras ordenadas pela NASA foram precisas e, às 13h08, o processo terminou com a Dragon completamente acoplada e pronta para despachar a entrega para a Estação Espacial Internacional.

O vídeo abaixo mostra o momento exato em que o Canadarm2 captura a Dragon. O que nos resta dizer é: parabéns a todos os envolvidos!

Sair da versão mobile