A Volvo sempre foi conhecida por seus recursos de segurança, e vai oferecer a seus clientes um app de smartphone que serve como uma cópia das chaves do veículo. Ele pode ser usado para abrir as portas do carro via Bluetooth.

Isto funciona como uma chave de proximidade, algo que existe há tempos, mas sem exigir um dispositivo adicional – apenas seu smartphone e uma conexão Bluetooth Low Energy, que consome pouca bateria.

Além disso, você pode ligar o carro sem inserir a chave e nem mesmo pegar o smartphone na mão: basta apertar um botão no painel de instrumentos e sair dirigindo. O app pode abrir o porta-malas, e ativar ou desativar o sistema de segurança.

volvo app chave (1)

O aplicativo da Volvo serve como um backup naqueles dias em que você esquecer as chaves em casa ou no trabalho. E ele pode ser usado para acessar mais de um veículo ao mesmo tempo, caso você more com outra pessoa que também possua um carro da marca.

Este recurso também está presente em veículos da Tesla, por exemplo, mas o Model S requer que você abra o aplicativo e toque em botões para abrir a porta. Ele ainda exige que você tenha uma conexão de dados para a Tesla autorizar os comandos.

volvo app chave (2)

E o app da Volvo tem um diferencial: ele pode compartilhar chaves virtuais com outros usuários. Portanto, se um amigo ou membro da família quiser seu carro emprestado enquanto você estiver fora da cidade, você pode simplesmente enviar a eles uma chave virtual, e o smartphone deles será capaz de acessar e operar o veículo.

Isto será especialmente útil para empresas de aluguel de automóveis, que podem nunca ter de substituir um conjunto perdido de chaves novamente. De fato, no segundo trimestre, a Volvo vai testar o app com um serviço europeu de compartilhamento de carros chamado Sunfleet, em uma base no aeroporto de Gotemburgo (Suécia).

Claro, há um aspecto negativo em todas essas praticidades: se alguém tiver acesso ao seu smartphone e ele estiver desbloqueado, isso significa que eles terão acesso completo ao seu veículo. O rastreamento GPS pode ajudar contra roubos, mas não protege os objetos que estiverem dentro do carro.

Esta não é a primeira montadora que permite controlar um veículo a partir de um app. A GM oferece uma funcionalidade semelhante há alguns anos através do seu serviço OnStar, e um app da BMW também permite ligar o carro à distância, para preaquecê-lo em dias frios de inverno.

Mas é notável que a Volvo tenha abraçado completamente a ideia de um app como chave, permitindo que você dirija seu carro mesmo se tiver esquecido a chave física em casa. Os donos de um Volvo só poderão baixar o app em 2017.

[Volvo]