_Eletrônicos

Cartão de memória da Toshiba também transfere arquivos via Wi-Fi

Os cartões wireless da Eye-Fi são ótimos. Eles permitem enviar fotos da câmera automaticamente para seu computador via Wi-Fi, e na ausência de rede, você pode enviá-los direto para qualquer dispositivo que se conecte a Wi-Fi. O cartão Toshiba FlashAir faz o mesmo, mas ele pode tanto enviar como receber dados – uma ideia com […]

Os cartões wireless da Eye-Fi são ótimos. Eles permitem enviar fotos da câmera automaticamente para seu computador via Wi-Fi, e na ausência de rede, você pode enviá-los direto para qualquer dispositivo que se conecte a Wi-Fi. O cartão Toshiba FlashAir faz o mesmo, mas ele pode tanto enviar como receber dados – uma ideia com bastante potencial.

Cartões de memória wireless são um produto ótimo para pessoas ocupadas (ou preguiçosas) demais para conectar o gadget – câmera, celular, tablet – no computador e transferir arquivos. O novo cartão FlashAir da Toshiba é o primeiro a permitir transferência de dados tanto do cartão como para ele através de Wi-Fi. Se a tecnologia pegar e você tiver dois dispositivos com suporte a ela próximos um do outro – câmeras, por exemplo – eles poderão trocar dados também, sem usar fios.

O FlashAir é uma evolução lógica do cartão de memória sem fio: hoje você só envia arquivos via Wi-Fi, no futuro poderá enviar e receber. A questão é para que exatamente você o usaria? A Toshiba obviamente imagina as pessoas compartilhando fotos direto entre as câmeras, mas esta não é sempre uma boa ideia. Fotógrafos profissionais dizem que tirar fotos usando o mesmo cartão em diversas câmeras pode corromper arquivos. Discos rígidos sem fio já existem, mas não ainda pegaram. Quem sabe estes cartões sejam úteis à medida que são lançados mais tablets com memória expansível.

Bem, teremos tempo para descobrir: a Toshiba demonstrou hoje apenas uma versão de 8GB, que estará disponível no Japão em fevereiro de 2012. [Toshiba]

Sair da versão mobile