_Eletrônicos

O maior cartão microSD do mercado terá 512 GB e será lançado em fevereiro

Já existe um cartão microSD capaz de armazenar metade de um terabyte de dados. Segundo informações do The Verge, o novo cartão de 512 GB da Integral Memory excede o maior cartão disponível no mercado até então, o SanDisk de 400 GB. • Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de […]

Já existe um cartão microSD capaz de armazenar metade de um terabyte de dados. Segundo informações do The Verge, o novo cartão de 512 GB da Integral Memory excede o maior cartão disponível no mercado até então, o SanDisk de 400 GB.

Este era o disco rígido portátil de 1985, com seus 20 MB de armazenamento
Tecnologia de micro-ondas poderá produzir HDs de 40 TB em breve

No entanto, ele não é tão rápido – o novo cartão da Integral Memory atinge o máximo de 80 megabytes por segundo de transferência, um pouco mais lento que os 100 MB/s da SanDisk – mas ele cumpre o requisito para capturar vídeos em alta definição. Como aponta o AndroidPolice, ele “definitivamente não é ideal para utilizar como memória de armazenamento para um Android ou o Nintendo Switch”, mas ele deve funcionar muito bem para capturar vídeos em HD.

Em um comunicado à imprensa, a Integral Memory afirma que alguns consumidores estão preferindo armazenar seus dados na nuvem, mas a tecnologia não eliminará a necessidade de cartões de memória tão cedo. O comunicado também não menciona valores, mas o cartão de 400 GB da SanDisk é vendido por salgados U$ 250, então é bem provável que ele não será nada barato.

512 GB de armazenamento costumam ser bem mais do que um indivíduo normal costuma precisar, já que armazenamentos de 64 GB costumam ser o padrão para usuários de celulares de última geração e este armazenamento ainda é capaz de guardar de centenas a milhares de fotos em alta qualidade.

Alguns dispositivos, como alguns modelos de Zenphone e o Nintendo Switch, são capazes de reconhecer cartões microSD de até 2 TB, o quádruplo deste novo cartão. No entanto, estes cartões ainda não existem — e nem há previsão de quando estarão disponíveis para os consumidores. As fabricantes de celular e dispositivos incluem suporte a esta capacidade pois a tecnologia microSDXC por trás destes cartões prevê capacidades de até 2 TB — assim, mesmo que eles ainda não existam, aparelhos que possuem suporte a tecnologia microSDXC serão capazes de reconhecê-los quando um dia forem lançados.

O novo cartão da Integral Memory estará disponível em fevereiro.

[The Verge]

Imagem de topo: Integral Memory/BusinessWire

Sair da versão mobile