_Eletrônicos

A tela do seu smartphone consegue ler estes cartões de visita mágicos

Quem usa cartões de visita sabe que eles não são a melhor forma de passar seus contatos, especialmente agora que guardamos tudo no computador ou celular. Por isso, a TouchBase encontrou uma maneira de deixá-los mais espertos: para acessar os contatos de alguém, basta tocar o cartão de visita na tela do seu smartphone. Os […]

Quem usa cartões de visita sabe que eles não são a melhor forma de passar seus contatos, especialmente agora que guardamos tudo no computador ou celular. Por isso, a TouchBase encontrou uma maneira de deixá-los mais espertos: para acessar os contatos de alguém, basta tocar o cartão de visita na tela do seu smartphone.

Os cartões Touchbase se parecem exatamente com qualquer outro cartão de visita, mas possuem um padrão distinto de tinta condutora, que imita um gesto multitoque na tela do smartphone.

Ao contrário do que você tenha imaginado, ele não usa NFC ou RFID sem fio, para não se limitar aos smartphones com esses recursos. Note que, na imagem acima, a demonstração usa um iPhone, que não tem NFC.

O cartão é lido através de um webapp; não é um aplicativo que você precisa baixar, por isso é possível usá-lo em qualquer plataforma. (No momento, ele foi pensado apenas para funcionar com o iPhone, mas o suporte a outros dispositivos virá em breve.)

Os cartões de visita precisam ser adquiridos através da TouchBase, para a empresa garantir que cada usuário tenha um padrão distinto para identificá-los. Mas o usuário poderá personalizar a aparência de seus cartões, e até mesmo fazer upload de designs personalizados, se assim desejarem.

A TouchBase prepara o serviço há meses, mas para lançá-lo, ela recorreu à plataforma Indiegogo. Eles querem arrecadar US$ 30.000 via crowdfunding. O kit básico, que permite testar o sistema, traz 36 cartões por US$ 25.

A tecnologia ​​parece uma forma de dar vida nova aos cartões de visita, mas os cartões em si são um pouco caros. Sim, o preço unitário fica mais barato quanto mais você compra, só que ainda é muito mais caro do que a versão tradicional. E pedir a alguém para digitar uma URL, a fim de acessar o webapp e seus contatos, é meio contraproducente: você poderia apenas digitar seu nome e e-mail na agenda.

No entanto, o uso de tintas condutoras em uma tela sensível ao toque – em vez de tecnologias como o NFC ou até mesmo códigos QR – é uma abordagem inteligente para acessar conteúdo adicional em um dispositivo. E aplicá-la em cartões de visita poderia torná-los relevantes por mais alguns anos. [Indiegogo – TouchBase]

Sair da versão mobile