Cartógrafos lançam mapa-múndi mais preciso da história

Estudo publicado no periódico International Journal of Geographical Information Science lança o Equal Earth map, que corrige as projeções anteriores
Imagem: Unsplash/Reprodução

Por séculos, cartógrafos quebraram a cabeça para criar um mapa-múndi preciso. A tarefa de representar a superfície curva da Terra em um elemento plano introduz, inevitavelmente, distorções no formato e tamanho – ou em ambos. Um novo estudo mostra o novo Equal Earth map para corrigir imperfeições. Veja abaixo.

banner

Projeções tradicionais costumam ser imprecisas, gerando equívocos sobre as proporções verdadeiras de continentes e países.

A projeção de Mercator, criada em 1569, é o mapa-múndi mais famoso, mas, apesar de representar ângulos e formas de maneira precisa, a projeção distorce consideravelmente o tamanho das massas de terra.

Aliás, essa distorção é mais nítida nas regiões polares, criando fenômenos como o “problema Groenlândia”, que na projeção parece ser do mesmo tamanho da América do Sul. Contudo, a Groenlândia é oito vezes menor. Confira o novo mapa:

Projeções alternativas tentaram resolver essas distorções, como o caso da projeção de Gall-Peters, que retrata de maneira precisa o tamanho dos continentes. No entanto, essa projeção distorce as formas, fazendo com que os continentes aparentem esticados, sobretudo na região próxima à linha do equador.

Dilemas como os das duas projeções forçaram os cartógrafos a priorizar forma ou tamanho, sem estabelecer um meio-termo e, dificilmente, criando um mapa-múndi preciso.

Por isso, uma abordagem notável no campo da cartografia é a projeção Equal Earth, que oferece uma solução promissora a esse antigo problema.

Em um estudo publicado no periódico International Journal of Geographical Information Science, uma equipe de cartógrafos revelou o mapa-múndi mais preciso do mundo.

O mapa-múndi Equal Earth visa equilibrar dois aspectos da cartografia: representar precisamente as massas de terra, mas preservar suas formas.

Ou seja, o projeto deste mapa-múndi, dos cartógrafos Tom Patterson, Bojan Šavrič e Bernhard Jenny, representa uma insatisfação com as projeções existentes.

A América do Sul no Equal Earth Map. Imagem: Earth Equal Map/Reprodução

Além de mais preciso, cartógrafos criaram mapa-múndi menos eurocêntrico

Os cartógrafos se inspiraram na projeção de Robinson, que já era uma tentativa de ser um meio-termo entre as projeções de Mercator e Gall-Peters, mas não é uma projeção de área igual por motivos estéticos.

Portanto, a projeção do mapa-múndi do Equal Earth incorpora o apelo estético de Robinson, mas mantém os tamanhos e formas das áreas de modo preciso.

Além disso, o mapa-múndi mais preciso do mundo resolve uma longa polêmica envolvendo a cartografia e os cartógrafos: o viés.

Como a Terra é esférica, são comuns as críticas à projeção de Mercator, pois seu mapa-múndi amplia a Europa e a América do Norte de maneira desproporcional. Isso reforça, portanto, percepções de poder e dominância do Hemisfério Norte.

Os cartógrafos que o elaboraram garantiram que a representação de todas as regiões do mundo seria proporcional, fornecendo um modelo mais realista da geografia da Terra.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas