Conseguir uma cópia de certidões vai ficar mais fácil no Brasil. Amanhã, em São Paulo, será lançada a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), com um banco de dados de certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito de todos os cartórios do país.

Atualmente, se você precisa de uma cópia da certidão de nascimento, por exemplo, precisa ir até o cartório onde foi feito o registro original para isso. Não será mais necessário. Com o CRC Nacional, será possível ter acesso a essa certidão a partir de qualquer cartório do Brasil.



O serviço foi lançado em São Paulo em 2013 e atualmente representa 10% das certidões emitidas nos cartórios do estado. A partir do lançamento nacional de amanhã, deve levar um ano até que todos os estados estejam integrados ao CRC Nacional – os primeiros a se juntarem a São Paulo serão Santa Catarina, Espírito Santo e Acre.

Para o futuro, a ideia é que os consulados brasileiros espalhados por todo o mundo também sejam ligados ao sistema, facilitando o acesso a esses documentos para brasileiros que vivem fora do país.

Foto via Flickr