Enquanto países como Índia e Brasil enfrentam escassez de vacinas contra Covid-19, os Estados Unidos passam por outro problema: nem todo mundo foi se imunizar — e olha que tem vacina sobrando a beça por lá. De olho nisso, a administração do governo de Joe Biden anunciou uma parceria um tanto inusitada com aplicativos de paquera, para destacar nos perfis dos usuários quem já está vacinado.

A iniciativa inclui nove serviços de namoro: Tinder, Hinge, Match, OkCupid, BLK, Chispa, Plenty of Fish, Bumble e Badoo.

No BLK, os usuários receberão um crachá “Vaxified”, que em português se traduz em algo como “vacinado e verificado”. No Tinder, haverá uma opção para adicionar “Vaxed” ou “Vaccines Save Lives” (“Vacinas Salvam Vidas”). O Hinge, por sua vez, concede aos usuários autodeclarados vacinados uma “rosa” gratuita, semelhante ao Super Match do Tinder, para oferecer a pessoas que o usuário tenha maior interesse. Essa opção será limitada a assinantes premium.

Os apps querem aumentar a consciência de que a vacinação torna você um parceiro ou parceira mais desejável. O OkCupid, por exemplo, informou em um comunicado de imprensa que os usuários que planejam se vacinar ou que já estão vacinados deram 14% mais matches e tiveram 15% mais curtidas.

Um sticker nos apps de paquera vai mostrar quem já está vacinado contra Covid-19. Imagem: OKCupid

Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca na última sexta-feira (21), o diretor do Centros de Controle de Doenças (CDC), Dr. Walensky, relatou que mais de 60% dos estadunidenses com 18 anos ou mais receberam pelo menos uma dose de alguma vacina contra o novo coronavírus.

Assine a newsletter do Gizmodo

O objetivo da Casa Branca com a parceria junto aos apps é incentivar que os jovens se vacinem o quanto antes. A meta de vacinação do governo Biden é que, até 4 de julho (dia da independência nos EUA), 70% dos americanos tenham recebido ao menos uma dose de alguma vacina contra Covid-19. Por lá, estão sendo aplicados os imunizantes da Pfizer/BioNTech, Moderna e Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson). Destas, apenas a da Janssen é de aplicação única — as outras duas dependem de duas doses para completar a imunização.