_Tecnologia

CD e vinil viram uma mídia só e inventor garante que o som é melhor

Criado por músico americano que tocou com Bob Dylan, "Ionic originals" mistura tecnologias de fabricação e promete entregar experiência "única" de som analógico

CD

imagem: Pixabay / reprodução

CD e vinil são um para o outro assim como o mp3 é para o streaming. Mas é possível, sim, que a dupla ande junto. Prova disso é que um inventor americano criou uma mídia que mistura vinil e CD — e garantiu que o som é ótimo.

O produtor e guitarrista T Bone Burnett, que tocou em turnê com Bob Dylan, anunciou um novo disco analógico, chamado de “Ionic Originals”, que transcende a tecnologia de CDs e vinil encontrados hoje.

Visando superar a qualidade do CD e do vinil, o “Ionic Originals” foi criado a partir de laca (um tipo de resina) e alumínio. Segundo Burnett, a qualidade de som que resulta da tecnologia analógica é maior que em todos os outros formatos — inclusive os digitais.

Como explica o site Loudwire, os LPs de vinil são feitos de plástico PVC (cloreto de polivinila) e não contêm metal. CDs comuns, por sua vez, são de policarbonato (um plástico) com uma camada de metal, geralmente alumínio.

Pela foto de divulgação do projeto, o objeto aparenta ser bem semelhante ao vinil que conhecemos — porém, um pouco menor, e já com entalhes em espiral.

Imagem: Jason Myers

“Um Ionic Original é o auge do som gravado. É qualidade de arquivo. É à prova de futuro. Um Original Iônico não é apenas o equivalente a uma pintura, é uma pintura. É laca pintada em um disco de alumínio, com uma espiral gravada por música. Esta pintura, no entanto, tem a qualidade adicional de conter aquela música, que pode ser ouvida colocando uma agulha na espiral e girando-a”, disse Burnett em comunicado.

“O som analógico tem mais profundidade, mais complexidade harmônica, mais ressonância, melhor imagem. O analógico tem mais sensação, mais personalidade, mais toque. O som digital está congelado. O som analógico está vivo”, concluiu.

Segundo o site Pitchfork, o produtor já tem um nome de peso para estrelar seu novo projeto. Burnett trabalhou recentemente com Bob Dylan, regravando alguns de seus materiais clássicos para criar o primeiro Ionic Original.

Até o momento, não foram dados mais detalhes de quando e como esse projeto com o novo tipo de vinil será vendido ao público.

Sair da versão mobile