A Microsoft deve lançar um smartphone até o final do ano: o Surface Duo, que tem duas telas e roda Android – um dispositivo diferente do que temos por aí. Justamente por ainda não ter sido lançado, é muito cedo para sermos muito críticos em relação à qualidade de sua câmera.

Nesta terça-feira (7), o chefe de produtos da Microsoft, Panos Panay, publicou uma foto no Instagram mostrando o seu filho usando um Surface Pro durante os seus estudos para as provas de meio do ano.

Geralmente, um post como esse não chamaria tanta atenção, mas a coisa teve repercussão quando Panay mencionou que a foto foi tirada pelo Surface Duo. E aí muita gente começou a analisar a imagem.

O Surface Duo é um aparelho bastante interessante, mas ainda é muito cedo para começar a fazer uma crítica sobre as capacidades da câmera. Primeiro, a imagem foi colocada no Instagram, plataforma que comprime e processa as imagens. Também não sabemos se a foto foi ou editada ou se foi aplicado um filtro e, no final das contas, essa pode não ser a qualidade real da imagem do Duo.

Além disso, com uma foto com resolução de 1080 x 1350 (que é pouco menos de 1,5 megapixels) podemos apostar que ela foi bastante recortada/comprimida, pois mesmo câmera mediana de 12 MP produziria uma imagem com uma resolução total de 4000 x 3000 pixels.

O mais importante é que o Duo ainda não foi lançado, o que significa que a foto de Panay provavelmente foi tirada em um protótipo, com componentes e softwares ainda não finalizados.

Mesmo se levarmos em consideração os rumores de que o hardware e o software do Surface Duo estão quase finalizados, pequenos ajustes no processamento da imagem podem ter um enorme impacto na qualidade da câmera.

Se dermos um passo atrás e pensarmos no Surface Duo como um todo, é evidente que a Microsoft não o vê como um dispositivo voltado para o público geral. O Surface Duo é um smartphone para a produtividade e multitarefa em movimento, e embora a qualidade da câmera seja importante, o Surface Duo não se concentra principalmente no público que quer se tornar influencer do Instagram.

Eu diria até que a qualidade da câmera do Surface Duo sequer é uma das suas cinco características mais importantes.

Com base no que vimos até agora, o Surface Duo não tem uma câmera traseira dedicada, o que significa que provavelmente será preciso abrir o telefone e depois dobrá-lo ao meio só para tirar uma foto como a que foi publicada pelo executivo. (Dito isso, seria melhor que a Microsoft adicionasse uma câmera traseira ao Surface Duo antes do seu lançamento oficial.)

Portanto, sim, se dermos um pouco de zoom, podemos reparar que a imagem parece granulada, ou que os destaques na camisa estão apagados, ou que nada na imagem parece particularmente nítido. Mas sem saber como é essa cena na vida real, com imagens de comparação de outro dispositivo, ou um monte de outras coisas, tentar avaliar a qualidade da câmera do Surface Duo não faz sentido.