_Tecnologia

Cegos usam o Instagram melhor do que muita gente

Tommy Edison é um famoso crítico cego de cinema, assistindo a filmes pelo roteiro e atuação, e coleciona mais de 4.000 seguidores no Instagram. As fotos dele são boas! Mas como? Ele já nos explicou como cegos usam smartphones com tela de toque – uma combinação de voz sintetizada e comandos especiais – mas como […]

Tommy Edison é um famoso crítico cego de cinema, assistindo a filmes pelo roteiro e atuação, e coleciona mais de 4.000 seguidores no Instagram. As fotos dele são boas! Mas como?

Ele já nos explicou como cegos usam smartphones com tela de toque – uma combinação de voz sintetizada e comandos especiais – mas como cegos usam o Instagram? Surpreendentemente, melhor que muita gente por aí.

O iPhone possui o recurso VoiceOver para cegos, que diz qual elemento de tela você está tocando. (O Android tem recurso semelhante.) Para pressionar o botão, basta tocar duas vezes. Isso funciona também em apps – inclusive os de terceiros, como o Instagram. Assim, Tommy consegue tirar uma foto com seu iPhone e selecionar um filtro sem vê-los.

Tommy é cego de nascença, mas consegue tirar boas fotos. Sim, algumas saem fora de foco – é preciso tocar duas vezes na tela, e isso balança a câmera – mas impressionam por virem de alguém que nunca teve a visão. Dê uma olhada no perfil dele e veja por si próprio.

Eis algumas fotos de lá:

Instafollow! [Blind Film Critic via Kottke]

Sair da versão mobile