Celeron de 2006 atinge 8,36 GHz com overclock e nitrogênio líquido

Usuário identificado como ivanqu0208 atingiu frequência impressionante com resfriamento extremo do processador.
Navya Pramod, engenheira de sistemas do laboratório de overclock da Intel em Hillsboro, Oregon, derrama nitrogênio líquido para resfriar um processador Intel Core i9-9900K de 9ª geração durante uma demonstração em setembro de 2019. Foto: Walden Kirsch / Intel Corporation

Existe overclock, e existe OVERCLOCK. É legal fazer overclock em um Ryzen 9 5950X novinho, mas isso parece brincadeira de criança perto do que fizeram com um Intel de 14 anos. De acordo com o TechSpot, um usuário do site HWBot.org identificado como ivanqu0208 pegou um Intel Celeron D 347 — um processador single-core, single-thread, que foi lançado originalmente no final de 2006 — e aumentou sua frequência de 3,06 GHz para 8,36 GHz.

Para colocar isso em perspectiva, o maior overclock do Core i9-10900K, de 10ª geração, que tem clock base 3,70 GHz, clock boost de até 5,30 GHz, 10 núcleos e 20 threads, foi de 7,71 GHz, de acordo com a HWBot e a CPU-Z OC World Records. E esse processador não tem nem um ano!

Para que qualquer CPU funcione muito mais rápido do que a velocidade padrão, ela precisa ficar fria. Muito fria. Entusiastas do overclock costumam derramar nitrogênio líquido sobre a CPU ou envolvê-la com blocos da substância para mantê-la fria enquanto realizam sua mágica. Sem isso, velocidades acima de 8 GHz não seriam possíveis.

Se uma CPU ultrapassar sua temperatura máxima de operação, a placa-mãe geralmente desliga o PC para evitar qualquer dano permanente ao processador. Isso torna o feito com um processador de 14 anos ainda mais impressionante.

Essa velocidade de 8,36 GHz é impressionante, mas não é a mais rápida já registrada. Em 2014, funcionários da AMD conseguiram atingir 9,72 GHz com um chip Piledriver FX-8470 e entraram para o Livro Guinness dos Recordes.

Essa CPU foi lançada em 2014, ou seja, ela é um pouco mais recente que o Celeron D 347. Além disso, ela tem muito mais núcleos e threads. Mas há alguma discrepância nos recordes. De acordo com o CPU-Z OC World Records, que permite aos usuários enviar pontuações para serem verificadas, a marca mais alta já alcançada é de 8,8 GHz, com o processador FX-8350, também da AMD.

Na época de seu lançamento, os processadores Celeron D 347 se tornaram populares entre os overclockers por causa da facilidade de aumentar a velocidade. Impurezas aleatórias no silício podem afetar a frequência que dá para atingir, mas o Celeron D 347s parecia ser bem bom nesse aspecto. As pessoas ainda gostam de fazer overclock! Felizmente, ainda dá para conseguir acelerar um pouquinho o processador sem precisar de nitrogênio líquido.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas