O StemCell, da Creative e ZiiLabs, é um sistema-em-um-chip que está por trás do "iPod Touch" com Android que vimos há alguns meses. E o projeto Zii segue ativo, o que significa hardware novo, incluindo o celular Trinity com dois sistemas operacionais, uma webcam HD 360° e muito mais.

A Creative e a Zii Labs estão exibindo hoje, na China, vários dispositivos de referência para potenciais fabricantes que queiram licenciá-los para vender. Até então, o StemCell estava aparecendo de forma irregular. Um smartbook surgiu do nada. Boatos surgiram sobre netbooks que poderiam usar o poder de processamento do StemCell para reprodução de vídeos HD 1080p, codificação de vídeo em tempo real, videoconferência em alta definição, aceleração do Flash e mais. Mas hoje, finalmente, a plataforma foi divulgada oficialmente.

 

O design de referência do celular Zii, visto acima pela primeira vez, é o único dispositivo que podemos ver agora. Ele é um dos primeiros celulares Android com processador de 1GHz, e promete reprodução de vídeos em alta definição 1080p por HDMI, jogos com aceleração por OpenGL 2.0 (como no iPhone 3GS) e suporte tanto para o Android como para o software Plaszma da ZiiLabs. E isso é só o celular.

Os outros dispositivos da Zii também chamam a atenção. O sistema de videoconferência pode aparentemente processar uma visão 360° sem distorções em alta definição. A placa PCI Express fará funções transferência de vídeo, à la sistemas GPGPU da Nvidia. E tem um media player com "qualidade de Blu-ray", mas sobre esse a gente não sabe muita coisa.

O StemCell vai estar por trás de todos esses dispositivos. Mas peraí, o que é o StemCell, mesmo? Basicamente, é um sistema-em-um-chip bastante flexível: ele tem um chip ARM Cortex, e é voltado para dispositivos multimídia, sejam PMPs, celulares ou conversores de TV a cabo. A Creative promete baixo consumo de energia com alto poder de processamento e diversos usos para ele. A plataforma seria licenciada para fabricantes de hardware, e chegariam ao mercado em marcas já conhecidas.

No fim, os produtos que veremos no futuro vão depender dos fabricantes, de como eles modificam cada conceito mostrado hoje pela Creative. Nos próximos meses, nós provavelmente poderemos esperar mais gadgets com StemCell aparecendo no mercado, em algum formato. E eu mal posso esperar. [ZiiLabs]