Ciência

Celular offline é novo método para prevenir envelhecimento, diz estudo

Tirar "férias" do uso da internet móvel ajuda a prevenir envelhecimento cerebral e melhora atenção, sono e ansiedade a longo prazo

Um novo estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, sugere que parar de usar a internet pelo celular pode melhorar a saúde cerebral. E, principalmente, atrasar o relógio cognitivo do cérebro em 10 anos, adiando o envelhecimento. Assim, para a surpresa dos cientistas, os resultados são possíveis mesmo com uma pausa temporária.

A pesquisa acompanhou 400 estudantes e adultos em idade produtiva. Durante duas semanas, eles usaram um aplicativo personalizado para bloquear o acesso à internet em seus smartphones. Eles podiam somente fazer chamadas e enviar mensagens de texto, sem apps, redes sociais e navegação.

Evitar internet no celular traz benefícios antienvelhecimento a longo prazo

Após o período, os participantes demonstraram grandes melhorias de atenção sustentada, a capacidade de se concentrar em uma única tarefa. Seus níveis de atenção se igualaram aos de pessoas uma década mais jovens.

Além disso, muitos participantes relataram sono melhor e descanso mais longo e de maior qualidade. Os níveis de ansiedade também caíram significativamente, sobretudo entre os usuários assíduos de redes sociais.

O melhor disso é que as melhorias não foram passageiras. Meses depois, as avaliações de acompanhamento mostraram que muitas pessoas mantiveram o foco aumentado e reduziram a ansiedade. Mesmo os participantes mais velhos, o que indica que os cérebros não perdem a “flexibilidade” com a idade.

Mas chegar a esse ponto não foi fácil: os primeiros dias foram marcados por sintomas de abstinência digital, como inquietação e notificações fantasmas. Por isso, a maioria disse sentir-se mais mentalmente presente ao final da primeira semana.

Os pesquisadores acreditam que o aumento veio foi resultado de mais tempo passado em interações presenciais e ambientes ao ar livre. Isso porque a natureza e a conexão social proporcionam um estímulo cognitivo diferente, que recupera o cérebro das demandas do tempo de tela.

Mas isso significa que é necessário abandonar o celular? A resposta é não, até porque ele também tem benefícios! De acordo com especialistas, o segredo é fazer pausas no uso da internet móvel. Com a crescente onda de bem-estar, uma opção é aderir a ferramentas que estimulam o detox digital.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas