Em Palo Alto, sede de muitas empresas do Vale do Silício, roubo de celular é coisa séria. Se você acha que eu estou exagerando, então veja isto: policiais fizeram uma perseguição completa do criminoso – até com busca via helicóptero – só porque um cara roubou um Droid (versão americana do Milestone).

Aparentemente o ladrão pediu emprestado o celular de alguém – um Motorola Droid – e em vez de devolvê-lo, ele simplesmente montou em uma bicicleta, possivelmente roubada, e foi embora com o gadget. Logo depois que o crime foi relatado, um policial encontrou o ladrão e o perseguiu a pé até o criminoso sumir de vista.

Nesse momento as autoridades perceberam que tinham um cara bastante fugidio nas mãos. Então eles fecharam um perímetro, conduziram buscas de quintal a quintal, alertaram moradores próximos que havia um ladrão entre eles, e aproveitaram o helicóptero de um delegado, que estava na área.

Ah sim, isto foi tudo parte de uma resposta completamente razoável a um roubo assim:

Depois que as autoridades decidiram terminar a perseguição, perguntamos se a resposta [da polícia] era adequada ao crime. [O policial Max] Nielepko disse: "Eu acho que o helicóptero foi o que chamou mais atenção para isto." Ele também disse que a resposta era tanto padrão como adequada.

"Sempre que vemos que há uma ameaça à segurança pública, nós dedicamos quaisquer recursos que temos para apreender essa pessoa", disse ele.

"A ameaça à segurança pública poderia ser um desconhecido atravessando os quintais dos cidadãos."

Ah, e se você estava se perguntando: não, o ladrão não foi pego quando a perseguição acabou. [Mercury News via Farhad Manjoo]

Imagem por Dusan Bartolovic/ShutterStock