Celulares Galaxy não terão mais anúncios de apps originais da Samsung

Próxima atualização da One UI vai remover propagandas relacionadas a aplicativos originais da Samsung nos smartphones Galaxy.
Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo
Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Se você tem um smartphone de qualquer linha Galaxy, da Samsung, certamente já se deparou com algum anúncio indesejado pipocando no sistema operacional. Mas isso está para mudar: depois de uma afirmação do presidente da companhia, TM Roh, ao jornal coreano Yonhap, agora a própria Samsung confirmou que vai remover tais propagandas ainda este ano.

De acordo com o Yonhap, o tópico foi levantado por um funcionário da Samsung durante uma reunião recente com executivos e empregados da fabricante sul-coreana. Roh destacou que a medida visa interromper a promoção de vários aplicativos originais da Samsung. A informação também foi veiculada no site The Verge.

“A Samsung decidiu encerrar a publicidade em aplicativos proprietários, incluindo as ferramntas, Clima, Pay e Temas. Nossa prioridade é oferecer experiências móveis inovadoras para nossos consumidores com base em suas necessidades e desejos. Valorizamos o feedback de nossos usuários e continuamos nosso compromisso de fornecer a eles a melhor experiência possível com nossos produtos e serviços Galaxy”, declarou a empresa em comunicado.

Para usuários de smartphones da Samsung, a remoção de anúncios de alguns dos aplicativos originais chega em boa hora, já que as propagandas têm gerado reclamações de clientes nos últimos anos, especialmente em dispositivos da categoria premium, como o Galaxy S21 Ultra ou os aparelhos dobráveis ​​da linha Z.

Ainda não foi revelada uma data específica para que a atualização seja disponibilizada. Contudo, a expectativa é que isso aconteça no lançamento anual da nova One UI. Se seguir o cronograma de anos anteriores, então a plataforma chegará para os primeiros usuários no final de dezembro.

Assine a newsletter do Giz Brasil

E sinceramente? Espero que essa mudança seja o início de um esforço mais abrangente por parte da Samsung para reduzir anúncios não apenas nos smartphones, mas em toda sua gama de produtos. Em especial na linha de TVs, que também enfrenta inúmeras críticas por mostrar propagandas indesejadas nos menus.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas