_Curiosidades

A central de transporte público que traz um belo pedaço do futuro

O transporte público não precisa ser uma chatice total: basta ter uma estação central boa o suficiente para tudo se conectar. Essa parece ser a lógica por trás do Transbay Transit Center em San Francisco (EUA), com 140.000 m². Alguns dizem que este será a “Grand Central” da cidade, e se fizer jus aos planos, […]

O transporte público não precisa ser uma chatice total: basta ter uma estação central boa o suficiente para tudo se conectar. Essa parece ser a lógica por trás do Transbay Transit Center em San Francisco (EUA), com 140.000 m². Alguns dizem que este será a “Grand Central” da cidade, e se fizer jus aos planos, ele certamente será grande.

Projetado por Cesar Pelli e por seu escritório de arquitetura, o Pelli Clarke Pelli, a bela central ainda está em sua fase inicial de construção, mas novas renderizações mostram sua grandiosidade em potencial.

Quando estiver pronto, o amplo complexo vai ocupar três andares e três quarteirões da cidade. Seu topo contará com um parque de 22.000 m² na cobertura, projetado pela PWP Landscape Architecture, e três enormes claraboias que trarão um pouco da luz solar até aos níveis mais profundos da estrutura. Misturado com o verde, estará uma ampla variedade de espaços como cafés, um playground, e até ciclovias e um anfiteatro.

Entre o parque acima e os trens abaixo, a central é rica em design impressionante. A parte interna é composta por uma estrutura maravilhosamente simples, com uma cor branca e janelas enormes que são incomuns em estações de trem.

É certamente uma abordagem bem moderna, e as novas renderizações fazem a estação parecer totalmente futurista. Os trens só começarão a parar nela em 2017, mas até lá, podemos sonhar em como seria bom se todo o transporte público fosse tão bonito assim. Só esperamos que eles consigam manter essa estação branca bem limpa ao longo dos anos. [Transbay Center via Co.Design]

Sair da versão mobile