Para aqueles que vivem fora da visão distorcida da Apple, nós avisamos que sabemos que tablets de 7” serão uma grande fatia do mercado e que o suporte ao Flash interessa de verdade ao usuários que querem uma experiência de navegação completa. Nós também sabemos que, enquanto controlar seu ecossistema e manter uma plataforma fechada pode ser bom para a Apple, os desenvolvedores querem mais opções e os usuários querem acesso completo a maioria dos sites da web que usam Flash. Nós acreditamos que muitos consumidores estão cansados de pensar o que a Apple quer que eles pensem. E, por sinal, a RIM atingiu pelo quinto trimestre consecutivo sua previsão de vendas, com um número entre 13,8 e 14,4 milhões de smartphones da BlackBerry. A escolha da Apple em comparar o trimestre deles que acabou em setembro com o trimestre da RIM que acabou em agosto não mostra o cenário completo, já que ignora o fato de a indústria ter uma demanda maior em setembro, diferente dos meses do verão, e também não explica por que a Apple vendeu apenas 8,4 milhões de aparelhos em seu trimestre principal, nem se os resultados do último trimestre foram criados com clientes insatisfeitos do terceiro trimestre que não receberam produtos. Como sempre, seja o assunto antenas, Flash ou atraso em envios, há muito por trás da história, que cedo ou tarde, mesmo aqueles que vivem no mundo distorcido, conhecerão. 

A mensagem, publicada no blog oficial da BlackBerry, vem como resposta ao comentário de Jobs sobre a posição da RIM na indústria:

Nós agora ultrapassamos a RIM e não os vejo nos alcançando num futuro próximo. Eles precisam ir além da área de solidez e conforto [e ir] para o território desconhecido de se tornar uma empresa de plataforma de software. Eu acho que seria um desafio para eles criar uma plataforma competitiva e convencer desenvolvedores a criar apps para mais uma plataforma de software de terceiros, depois do iOS e do Android. Com 300.000 apps na app store da Apple, a RIM tem uma montanha bem alta à frente deles para escalar.

Independente do papo de as pessoas quererem ou não Flash num tablet, é bom ver que o Google e a RIM não ficaram quietos enquanto a Apple jogava uma bola de neve em todo mundo. [BlackBerry via BGR]