CES 2024: Samsung lança geladeira com tela de 32″ e produtos com IA
A inteligência artificial é a grande tendência tecnológica que todas as grandes empresas do setor estão investindo. Neste ano, a Samsung promete mergulhar de vez neste universo com versões de produtos já estabelecidos no mercado com recursos de IA.
Durante a CES (Consumer Electronics Show) 2024, a companhia realizou uma conferência para mostrar à imprensa o que estava levando de novidade ao evento, considerado o maior do mundo do segmento tech.
Aspirador
A empresa apresentou à imprensa seu “Bespoke Jet Bot Combo”, um aspirador robô substituto do “Jet Bot AI+”, mas com inteligência artificial aprimorada. Segundo a gigante sul-coreana, o aparelho é capaz de detectar os tipos de sujeira e identificar o melhor recurso para mimpá-las.
O produto foi apresentado, na verdade, há alguns dias, mas a Samsung fez questão de levá-lo ao evento, para mostrá-lo juntamente com outros itens com funcionalidades alimentadas por inteligência artificial que a empresa planeja integrar ao dia a dia das pessoas.
Geladeira
Outro produto apresentado na feira foi a nova geladeira da linha Bespoke. Ela é equipada com uma tela LCD de 32 polegadas, onde os usuários podem verificar a disponibilidade ou a validade de mais de trinta itens reconhecidos por inteligência artificial.
Na parte interna o produto conta com câmeras que coletam dados em tempo real para serem analisados pelo sistema de IA. Com isso, o refrigerador pode enviar alertas aos usuários, notificando sobre produtos que estão próximos de acabar ou perto do prazo de validade.
TVs
A Samsung também aproveitou a CES 2024 para apresentar novos modelos de televisores, um dos principais produtos da companhia. O destaque ficou com a smart TV Neo QLED 8K QN900D, que conta com o novo processador NQ8 AI Gen3, com unidade de processamento neural duas vezes mais potente que o antecessor.
Ela também é a primeira TV do mundo com uma taxa de atualização 240 Hz.
O produto é capaz de utilizar IA para tornar diálogos mais audíveis, sem necessariamente aumentar o volume da TV e melhora a capacidade de upscalling da resolução de conteúdos diversos para o 4K, mesmo que não tenham sido originalmente produzidos em UHD.