
ChatGPT é derrotado por Atari em jogo de xadrez lançado há 46 anos
O ChatGPT apresentou um desempenho bastante decepcionante ao ser desafiado para uma partida de xadrez no Atari 2600. Durante o jogo “Video Chess”, originalmente lançado em 1979, o sistema de inteligência artificial cometeu erros básicos e ficou bem distante de conseguir uma vitória.
Como surgiu o desafio ChatGPT x Atari
O experimento foi promovido pelo engenheiro da Citrix, Robert Caruso, que observou minuciosamente o desempenho da ferramenta da OpenAI durante a partida. Em uma publicação no LinkedIn, o engenheiro compartilhou detalhes sobre a partida.
Ele firmou na publicação que a ferramenta se confundiu peças e não tinha muita noção do posicionamento no tabuleiro. “Apesar de receber um layout básico para identificar peças, o ChatGPT confundiu torres com alfinetes, perdeu garfos de peões e repetidamente perdeu o controle de onde as peças estavam”.
Assim, Caruso diz que o ChatGPT “foi completamente destruído no nível iniciante” do game. Durante o teste, a plataforma de IA, que é considerada uma das mais capazes disponíveis no planeta, cometeu euros que seriam motivo de chaco no “clube de xadrez da terceira série”.
A partida durou cerca de uma hora e meia e ficou marcada por vários pedidos de reinício do chatbot da OpenAI. Aparentemente, por ser um modelo de linguagem, o ChatGPT não se sai muito bem em desafios práticos. Mas pode trazer uma série de insights úteis em discussões sobre estratégias xadrez.
Menstruação precoce pode estar associada ao consumo de certos alimentos
Anvisa aprova uso do medicamento Mounjaro para perda de peso
“Durante 90 minutos, tive que impedi-lo de fazer movimentos terríveis e corrigir a sua consciência do tabuleiro várias vezes por turno. Ele continuava prometendo que melhoraria ‘se apenas começássemos de novo’. Eventualmente, até mesmo o ChatGPT sabia que estava derrotado – e reconheceu isso sem muita resistência”
Por fim, é importante destacar que, no passado, a tecnologia já se deu bem em desafios do tipo. Ou seja, durante muito tempo, a capacidade de supercomputadores era medida em partidas de xadrez contra seres humanos.
Em 1997, por exemplo, o Deep Blue, da IBM, venceu o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.