_Eletrônicos

Chefe de câmeras para celular da Nokia deixa a empresa no final do mês

Parece que todas as grandes empresas de tecnologia estão perdendo altos executivos. Apple, Microsoft, Intel… agora é a vez da Nokia. Damian Dinning, o homem que esteve por trás de lançamentos como o Nokia 808 PureView (com sensor de 41MP), o Lumia 920 e o Nokia N8 – todos conhecidos por suas ótimas câmeras – […]

Parece que todas as grandes empresas de tecnologia estão perdendo altos executivos. Apple, Microsoft, Intel… agora é a vez da Nokia.

Damian Dinning, o homem que esteve por trás de lançamentos como o Nokia 808 PureView (com sensor de 41MP), o Lumia 920 e o Nokia N8 – todos conhecidos por suas ótimas câmeras – sairá da Nokia até o final do mês.

Dinning era diretor de experiência em imagem, e também exerceu um importante papel em desenvolver o software de câmera para o Windows Phone. Ele trabalhava na Nokia desde 2004, e já passou pela Eastman Kodak e Nikon.

Mas por que ele saiu? Em declaração oficial, a Nokia diz que foi uma “decisão pessoal”, que ocorre “após a realocação de papéis estratégicos chave para a Finlândia”. Dinning mora no Reino Unido.

A Nokia ainda não revela quem vai substituí-lo, mas Dinning parece já ter planos pós-Nokia. No Twitter, ele diz:

Estou incrivelmente ansioso por 10 de dezembro, não posso dizer mais do que isso agora, além de dizer que não tem nada a ver com a Nokia diretamente…

Agora que um executivo fundamental para o avanço das câmeras da Nokia saiu da empresa, o que acontece? Esperamos que tudo corra como sempre. A estratégia de câmeras da Nokia parece estar dividida entre muitas mãos, como Ari Partinen (engenheiro-sênior de câmeras), Juha Alakarhu (chefe de tecnologias de imagem) e Eero Salmelin (chefe de imaging). Na verdade, Juha e Eero tiveram um papel essencial em criar o sensor de 41MP que seria implementado no 808 PureView.

Então, apesar da mudança, esperamos que a Nokia continue trazendo celulares com câmeras impressionantes no futuro. [Amateur Photographer via TechCrunch e The Next Web]

Sair da versão mobile