Este mês, arquitetos em Amsterdã começaram a fabricar a primeira casa do mundo totalmente impressa em 3D. Ela levará três anos e custará bastante dinheiro para ficar pronta. Enquanto isso, em Xangai, uma empresa afirma ter impresso dez casas em menos de um dia, usando restos industriais de baixo custo. Qual é a diferença?

Depende da sua definição de impressão 3D. Ambos os projetos usam enormes impressoras 3D; em Xangai, ela tem 150 x 10 x 6 m. Ao invés de plástico caro, porém, a empresa chinesa WinSun Decoration Design Engineering imprime usando um agregado de concreto “feito em parte de resíduos reciclados, vindos da indústria e de canteiros de obras”, segundo o Architect’s Newspaper. Cada uma dessas casas custa menos de US$ 5.000 para serem feitas.

3d printed house china (2)

Mas a maior diferença é que a WinSun está imprimindo as casas em pedaços, e só depois montando-as totalmente no local, pelo menos de acordo com o 3Ders.org. Em Amsterdã, cada cômodo, cada detalhe e peça de mobiliário sairá completamente pronto da impressora 3D. É por isso que alguns tendem a argumentar que o projeto da WinSun não é realmente impresso em 3D.

Mas não vamos discutir sobre sintaxe aqui: afinal, ao que parece, a WinSun está imprimindo casas resistentes de forma barata e em poucas horas. A empresa diz que o processo seria perfeito em fabricar abrigos para desalojados, uma questão importante em algumas cidades chinesas.

3d printed house china (3)

Para mim, isto está muito mais próximo do sonho de edifícios feitos por impressão 3D: aproveitar a prototipagem rápida para construir casas de forma econômica, rápida e, nas palavras de WinSun, “digna”. De repente, o projeto de Amsterdã – que passará três anos para imprimir uma casa feita de plástico, gastando milhões de dólares no processo – não parece tão bacana assim.

E a WinSun não parou por aí. De acordo com o 3Ders.org, a empresa tem planos para construir 100 fábricas na China a fim de “coletar e transformar” resíduos de construção em agregado para suas máquinas. [A|N Blog3Ders.org]

3d printed house china (4)