_Ciência

China cria novo método para produzir água mais saudável em grande escala

Numa tentativa para produzir grandes quantidades de H2O mais saudável, cientistas chineses inventaram um novo método para mudar a composição química da água. Isso envolve fazer água leve. A água natural tem pequenas quantidades de moléculas de D2O, deutério e oxigênio, misturado com o monóxido de dihidrogênio. O deutério, também chamado de hidrogênio pesado, é […]

Numa tentativa para produzir grandes quantidades de H2O mais saudável, cientistas chineses inventaram um novo método para mudar a composição química da água. Isso envolve fazer água leve.

A água natural tem pequenas quantidades de moléculas de D2O, deutério e oxigênio, misturado com o monóxido de dihidrogênio. O deutério, também chamado de hidrogênio pesado, é um isótopo de hidrogênio que contém um próton e um nêutron. Na América do Norte, a água potável comum tem uma concentração de cerca de 150ppm, que grosseiramente falando seria o equivalente a algumas gotas a cada litro.

A água com altas concentrações de D2O é conhecida como água pesada, e é nociva às plantas e animais. Para comparar, o líquido com quase nenhum D2O – ou água leve – pode melhorar o sistema imunológico e ajudar a saúde de plantas e animais, de acordo com diversos estudos. Em um estudo de 2003, a fotossíntese das plantas aumentou com o uso da água leve. Outro estudo envolvendo ratos atingidos por radiação ionizante mostrou uma diferença muito grande na taxa de sobrevivência dos ratos que beberam água leve e os ratos que beberam água comum. Ela é inclusive usada como tratamento de câncer para humanos: em 2008, pesquisadores relataram que a água leve aumentou consideravelmente o tempo de vida dos pacientes com câncer terminal.

Dado os efeitos positivos, parece inteligente produzir grandes quantidades de água leve para consumo público. Mas é difícil de produzir – os métodos atuais envolvem eletrólise, destilação, um método de troca de alta temperatura que usa sulfeto de hidrogênio e dessalinização da água do mar, de acordo com os autores Feng Huang e Chaggong Meng do departamento de química da Universidade de Tecnologia de Dalian na China. Esse métodos são ou caros, ou ineficientes ou ruins para o meio ambiente.

Os autores propõem um novo método envolvendo um catalisador de platina, que rapidamente remove o deutério da água usando temperaturas quentes e frias de acordo com a American Chemical Society. O resultado é água com uma concentração de deutérios de cerca de 125ppm.

O método pode ser base para uma produção da água leve em escala industrial – e uma nova maneira de produzir grandes quantidades de água mais saudável para as massas.

Popular Science é o buraco negro para o futuro. Relatando o que há de novo e o que virá em termos de ciência e tecnologia, nós trazemos o futuro agora.

Sair da versão mobile