_Eletrônicos

Novo chip permite que seu próximo smartphone use qualquer carregador sem fio

Há diversos padrões de carregamento sem fio: o Qi é apenas um de muitos. Esta é parte da razão para a tecnologia ainda não decolar. Mas agora, a Broadcom desenvolveu um chip que permitiria a seu próximo smartphone usar qualquer carregador wireless. No mercado fragmentado de carregamento sem fio, você encontra os padrões PMA, Rezence, […]

Há diversos padrões de carregamento sem fio: o Qi é apenas um de muitos. Esta é parte da razão para a tecnologia ainda não decolar. Mas agora, a Broadcom desenvolveu um chip que permitiria a seu próximo smartphone usar qualquer carregador wireless.

No mercado fragmentado de carregamento sem fio, você encontra os padrões PMA, Rezence, Qi e outros. O problema: é difícil para as fabricantes saberem qual vai durar. Então, em vez de incluir uma tecnologia que logo pode se tornar obsoleta, muitos apenas optam por deixá-la de lado.

Aí entra o chip Broadcom BCM59350. Em primeiro lugar, ele é capaz de usar qualquer um dos padrões wireless atualmente disponíveis. Em segundo lugar, o chip pode suportar até 7,5 watts de potência ao invés dos habituais 5 W, então ele carrega dispositivos mais rápido. O chip está sendo disponibilizado para as fabricantes, mas a Broadcom ainda não diz quais planejam usá-lo – são parceiros “seletos”.

O novo hardware certamente não vai resolver os problemas do mercado fragmentado – que precisa de um vencedor, ou de menos padrões e maior compatibilidade – mas ele pode impulsionar uma adoção maior do carregamento wireless. A Broadcom não indica quando os primeiros dispositivos começarão a aparecer no mercado, mas isso deve demorar entre seis a doze meses. [Broadcom via Engadget]

Imagem via Shutterstock

Sair da versão mobile