_Tecnologia

Sem sinal GPS? Sem problema: este pequeno chip sabe onde você está

O GPS é uma tecnologia sensacional… quando funciona. O problema é que, em diversos lugares, ele nos deixa na mão: arranha-céus, viadutos de concreto e outras estruturas enormes bloqueiam os sinais de satélite, necessários para você navegar por aí. Felizmente, a empresa suíça u-blox criou um chip que continua funcionando quando cair o sinal do […]

O GPS é uma tecnologia sensacional… quando funciona. O problema é que, em diversos lugares, ele nos deixa na mão: arranha-céus, viadutos de concreto e outras estruturas enormes bloqueiam os sinais de satélite, necessários para você navegar por aí.

Felizmente, a empresa suíça u-blox criou um chip que continua funcionando quando cair o sinal do satélite. Ele usa uma técnica antiga, mas eficaz: navegação estimada (“dead reckoning” em inglês). Isto é usado na navegação marítima e aérea, e permite estimar sua posição atual considerando a posição anterior, direção do movimento, velocidade e tempo percorrido.

O chip u-blox 3D Dead Reckoning usa um conjunto de acelerômetros, giroscópios e sensores de velocidade para calcular a localização exata de um carro, mesmo sem sinal de GPS. Ao medir a direção, velocidade e distância que o carro percorreu desde a última consulta ao GPS, o chip pode dizer se o carro ainda está na rota prevista, ou se ele vai se perder.

O vídeo de demonstração do u-blox explica isso em mais detalhes:

Por enquanto, o chip 3D Dead Reckoning não acompanha nenhum sistema GPS disponível atualmente, e não está claro se a empresa pretende vendê-lo para fabricantes ou diretamente para os consumidores – o comunicado à imprensa indica que ele não é difícil de instalar.

Este chip é uma daquelas tecnologias simples que fazem você se perguntar: “por que não usam mais isso?” Aposto que ele é muito mais confiável do que adivinhar onde você está depois de entrar numa zona morta de GPS. [u-blox via MotorAuthority]

Sair da versão mobile