_Componentes

Novos chips da Qualcomm devem popularizar ainda mais smartphones de câmera dupla

Geralmente, leva um tempo até recursos de aparelhos topo de linha chegarem a linhas mais baratas. Se depender dos novos chips SoC (system on a chip) da Qualcomm, esse ciclo tende a ser menor. Nesta quarta-feira (27), a companhia anunciou três novos chips — Snapdragon 632, 439 e 429 —, sendo o primeiro para aparelhos […]

Geralmente, leva um tempo até recursos de aparelhos topo de linha chegarem a linhas mais baratas. Se depender dos novos chips SoC (system on a chip) da Qualcomm, esse ciclo tende a ser menor. Nesta quarta-feira (27), a companhia anunciou três novos chips — Snapdragon 632, 439 e 429 —, sendo o primeiro para aparelhos intermediários e os dois últimos para dispositivos básicos. É interessante que, em comum, todos eles oferecem suporte a um sistema de duas câmeras — como o presente no iPhone X e no Galaxy S9, para citar alguns modelos.

A Qualcomm quer entrar de vez no mercado de laptops com seu novo chip Snapdragon 850
As cinco maiores novidades do processador Snapdragon 845 da Qualcomm

A linha de chips da Qualcomm é identificada conforme o número. Portanto, vamos começar com as características do melhor entre os três, que é o Snapdragon 632. Ele conta com um processador octa-core e é 40% mais rápido que seu antecessor, o Snapdragon 626. Na prática, isso quer dizer que ele pode oferecer suporte a videos em 4K e ser instalado em smartphones com display FHD+. No que diz respeito à câmera, ele possibilita que o fabricante use até duas câmeras traseiras de 13 megapixels que podem possibilitar aquelas fotos em modo retrato.

Em termos de conectividade, ele tem suporte a redes LTE Advanced (portanto, podem funcionar nas redes 4.5G disponibilizadas por operadoras brasileiras). Ele vem ainda com uma GPU Adreno 506, que possibilita jogar games modernos sem travar e permite o processamento de inteligência artificial, o que poderá ajudar no processamento de atividades como desbloqueio com reconhecimento facial e detecção de objeto.

Em questão de mercado, o concorrente do Snapdragon 632 é o Helio P22, da Mediatek. Como o SoC da Qualcomm, o P22 oferece suporte a inteligência artificial, câmera dupla e conta com um processador octa-core de até 2 GHz. Uma das diferenças com a opção da empresa taiwanesa é a possibilidade de suportar dois SIM card 4G.

Para smartphones de entrada

Na Serie 400, o Snapdragon 439 conta com um processador octa-core, enquanto o 429 é um chip quad-core. A ideia é que eles sejam oferecidos em dispositivos baratos com tela de resolução máxima HD e conexão 4G.

Eles não oferecem suporte à vídeo 4K, mas podem ter um sistema de câmera dupla de até 8 megapixels na traseira do aparelho. Em média, o desempenho de CPU deles é 20% superior à de seus antecessores, enquanto a GPU é 20% superior no 439 e 50% mais potente no caso do 429. Óbvio que isso não é o suficiente para jogar games complicados, mas é o suficiente para joguinhos casuais.

De acordo com a Qualcomm, no segundo semestre deste ano deverão ser lançados smartphones com os chips Snapdragon 632, 439 e 429.

[Engadget e Qualcomm]

Imagem do topo: câmera dupla de um iPhone 8. Crédito: Xavier Wendling/Unsplash

Sair da versão mobile