Certas extensões — como notificadores de Gmail, por exemplo — funcionam muito bem quando o navegador está rodando, mas não funcionam quando o browser está fechado. O Chrome adicionou uma nova habilidade que permite que as extensões fiquem abertas, mesmo que nenhuma janela do navegador esteja aberta.

Como o sistema é novo, ainda não há um monte de extensões que usem a habilidade. A expectativa é que vários desenvolvedores adicionem o sistema em suas extensões em breve. Basicamente, agora é possível começar um processo e fechar todas as janelas do Chrome. O processo (que, por exemplo, checará seu Gmail) ficará aberto na barra de aplicativos (ou no Dock, no caso do OS X) para continuar entregando notificações no desktop mesmo quando o browser estiver fechado. E também é possível acessar os aplicativos rodando no background pela barra de aplicativos, algo bem prático.

A novidade abre um leque interessante de possibilidades. Por exemplo, ele permite que apps do Chrome carreguem conteúdo enquanto ele está fechado, assim eles podem se atualizar em tempo real mesmo sem nenhuma janela aberta. Isso significa que, em tese, algo como o Mint — que no momento é só um sistema de favoritos do Mint.com na Chrome Web Store — pode carregar todas as informações em background e ficar pronto para uso quando você abrir uma janela, sem necessidade de carregar e esperar.

Nós estamos bem curiosos para saber o que os desenvolvedores conseguirão criar com essa mudança. Para testar logo de cara, há o aplicativo de timer, que envia notificações mesmo com o Chrome fechado. É preciso estar com Chrome 10 para rodar aplicativos no background. Clique no link para mais informações. Background: Extending Your App’s Life [Google Code Labs via ReadWriteWeb]