_Chrome

Google está desativando tecla Backspace como comando “voltar” no Chrome

Alguma vez você já preencheu um formulário no navegador, pressionou Backspace e acabou voltando para a página anterior por acidente?

Alguma vez você já preencheu um formulário no navegador, pressionou Backspace e acabou voltando para a página anterior por acidente? O Google acredita que isso acontece com frequência o suficiente para desativar esse comportamento.

>>> Google Chrome tenta economizar memória do jeito mais irritante possível

Em uma página do Chromium Code Reviews, o Google explica que pretende desativar o Backspace como um comando Voltar no Chrome. Assim, quem pressionar a tecla por acidente em um formulário não perderá dados.

Segundo o Engadget, isso já está valendo para o Chrome Canary (versão preliminar), mas ainda não aparece no canal beta nem no canal estável.

Segundo a empresa, o Backspace está associado a apenas 0,04% das visualizações de página no Chrome. E delas, 12,5% são pessoas pressionando a tecla após uma interação com formulário. (Estas são pessoas que ativaram a opção “Enviar estatísticas de uso e relatórios de erros” durante a instalação do navegador.)

“Anos de reclamações dos usuários foram o suficiente para nós acreditarmos ser a escolha certa mudar isto, dado o grau de irritação que os usuários sentem por perder seus dados, e porque cada plataforma tem outra combinação de teclado para voltar à página anterior”, diz o Google.

No Windows e Linux, você pode pressionar Alt+seta para a esquerda em vez de Backspace; no Mac, a combinação é ⌘+[ (em vez da tecla Delete).

Isso promete irritar quem está acostumado com comandos de teclado, por isso será possível reativar o Backspace indo em chrome://flags, pelo menos inicialmente. Você acha que esta é uma boa mudança? [Google via Engadget]

Foto por Anne Swoboda/Flickr

Sair da versão mobile