Não é de hoje que o Chrome tem função de diferentes perfis, muito útil em computadores compartilhados. Mas e quando alguém visita a sua casa e por algum motivo precisa do computador? Essa pessoa vai ter a chance de observar todo o seu histórico de navegação, acessar todas as contas que estão salvas no Chrome? Se depender do Google, não: vem aí um modo de visitante para o Chrome.

A mais recente versão do Chrome beta já ganhou o Guest Mode. É um modo não vinculado a nenhuma conta do Google: sem favoritos, histórico de navegação nem nada. Serve apenas para quem precisar usar rapidamente um computador sem correr o risco de ver o que não deve na conta de outro usuário. A pessoa entra, acessa os sites que precisar e, ao fechar a janela do Chrome, tudo é esquecido, e a passagem da sua conta por aquele computador é apagada da história.

google chrome guest mode

Para acessar o Guest Mode no Chrome beta, basta clicar na aba “Você” que aparece no canto superior da tela, próximo aos botões de minimizar e fechar janela, e escolher “Trocar usuário” – lá, no canto inferior esquerdo aparece o novo modo. Por enquanto o recurso aparece apenas na versão de testes do navegador, mas é comum que o Google incorpore experimentos à versão estável do Chrome depois de um tempo – só não sabemos exatamente quando isso vai acontecer. [Google]