O Google atualizou hoje o canal beta do Chrome com algumas novidades na interface, funções e velocidade. O Chrome 6 beta está 15% mais rápido que a versão anterior e tem mais uma função – nada revolucionária, mas bastante útil: autopreenchimento.

O autopreenchimento parece funcionar um pouco melhor que em outros navegadores, já que você pode gerenciar perfis de autopreenchimento – um com os dados da sua casa, e outro com dados do trabalho, por exemplo – e você pode sincronizar os dados de autopreenchimento na sua conta do Google e usá-los em outros computadores rodando Chrome. O navegador também guarda números de cartões de crédito, mas pergunta para você antes, e você pode escolher não salvar esses dados.

Falando em sincronização, agora além de guardar seus favoritos, preferências e temas na conta do Google para usá-los entre diferentes instalações do Chrome, agora você pode sincronizar as extensões – útil para quem usa muitas delas, como eu.

E a interface ficou ainda mais simplificada: os botões atualizar e parar agora são um só, os dois menus da direita viraram um só, e a barra de endereços ocupa menos pixels na vertical.

A versão beta também vem com um plugin embutido para ler PDF: ative o Chrome PDF Viewer na página about:plugins – ele é bem mais leve que o plugin da Adobe, e é bastante competente.

O Chrome está agora na versão 6 beta, mas não se assuste com o número – o Google conta versões diferente de outras empresas. E como eles vão lançar versões estáveis do navegador de 45 em 45 dias, devemos chegar até a versão Chrome 8 ou 9 até o fim do ano.

Baixe aqui o Chrome beta para Windows, Mac e Linux. [Google Chrome via Google Chrome Blog via Lifehacker]