_Chrome

Chrome está testando um botão de play/pause para música e vídeos em segundo plano

Quase todo streaming de música tem a opção de rodar em uma aba do seu navegador. Isso é bom por um lado, pois evita o trabalho de instalar um programa no computador, mas tem suas desvantagens, como precisar ficar caçando aquela aba a cada vez que precisar pausar a música. O Chrome pode deixar isso […]

Quase todo streaming de música tem a opção de rodar em uma aba do seu navegador. Isso é bom por um lado, pois evita o trabalho de instalar um programa no computador, mas tem suas desvantagens, como precisar ficar caçando aquela aba a cada vez que precisar pausar a música. O Chrome pode deixar isso melhor em breve, com uma janelinha na barra de ferramentas para controlar a música ou o vídeo que está tocando em outra aba.

A novidade apareceu no Canary, como é chamado o canal de desenvolvimento do Chrome. É nele que são testados os novos recursos antes de eles irem para a versão estável do navegador.

Se liga no canto direito superior. Captura de tela: Gizmodo

A versão 77 traz um botão do lado da barra de endereços, ali perto de onde ficam as extensões. Ao clicar nele, aparece uma janelinha com botão play/pause e outros dois para trocar de música. Isso pode ser bem útil quando você precisa parar o que está ouvindo para ver um vídeo rápido, por exemplo.

Para ativar o recurso, você precisa instalar o Canary, entrar em chrome://flags/ e procurar por Global Media Controls. Encontrando, é só ativar. De acordo com o ZDNet, o recurso ainda trava bastante, então é bom não se empolgar. Também não há previsão para ele chegar à versão estável do Chrome.

Como observa o Verge, ao longo dos anos, o Chrome ganhou vários recursos para controlar melhor o som que toca em páginas da web. Chegaram recursos como indicadores de som em abas, opção de silenciá-las, bloqueio de reprodução automática e também a possibilidade de tirar o som de um site inteiro. Os novos controles seriam mais uma ferramenta desse mesmo tipo e, mais do que isso, um reforço na guerra contra outros navegadores, que estão cada vez melhores.

[Techdows, ZDNet, The Verge]

Sair da versão mobile