_Google

Chrome ganha busca por voz através do comando “OK Google”

Há tempos, o Chrome permite conversar com o Google por voz. No entanto, você precisava sempre clicar no botão de microfone para ativar o recurso. Não mais! Pelo menos, não no Google.com em inglês. No evento I/O, o Google demonstrou buscas por voz usando apenas o comando “OK, Google”. Agora você pode fazer o mesmo […]

Há tempos, o Chrome permite conversar com o Google por voz. No entanto, você precisava sempre clicar no botão de microfone para ativar o recurso. Não mais! Pelo menos, não no Google.com em inglês.

No evento I/O, o Google demonstrou buscas por voz usando apenas o comando “OK, Google”. Agora você pode fazer o mesmo se baixar esta extensão na Chrome Web Store. Claro, ela só funciona no navegador Chrome.

O recurso ainda é limitado: se você esperava algo como no Moto X, que está sempre alerta ao comando “OK Google”, sinto desapontá-lo. Você precisa ir até o endereço google.com/ncr e usar o comando lá. (O recurso não funciona no Google Brasil.)

Mas vale a pena experimentar: além de realizar buscas, você pode usá-lo como temporizador (“set a timer for 5 minutes”), gravar um lembrete, converter unidades, traduzir palavras, fazer cálculos e mais.

Além disso, o Chrome entende o contexto das suas perguntas. Por exemplo, se você procurar “Quem é o presidente dos EUA?” e, em seguida, perguntar “Quantos anos ele tem?”, o Google vai entender que “ele” é Barack Obama e responder à pergunta usando o Knowledge Graph. Mas isso funciona apenas com voz – não adianta digitá-las, pois o Google não vai entender o contexto.

Esta Busca por Voz sem utilizar as mãos ainda precisa ser aperfeiçoada: gostaríamos que ela fosse integrada na barra de endereços, e que estivesse disponível em mais idiomas. E, particularmente, eu gostaria que o Google entendesse o contexto das minhas perguntas quando eu as digitasse – falar sozinho com meu laptop não é tão futurista quanto eu imaginava. [Google+]

Sair da versão mobile