Quem usa Chrome OS pode conectar seu Android ao notebook para enviar mensagens de texto ou usá-lo como um ponto de acesso Wi-Fi automático. Mesmo assim, faltam alguns recursos. Comparado ao aplicativo Your Phone (ou Seu Telefone) do Windows 10, a integração não é tão profunda e não conta com recursos como gerenciamento de fotos e reprodução de música.

Alguns telefones Samsung também contam com recursos como integração do processo de copiar/colar em vários dispositivos, além de permitirem que você exiba a tela do seu dispositivo no seu PC. O meu Samsung Galaxy Note 9 faz isso perfeitamente.

Mas isso deve mudar em breve. O 9to5Google relata que o Chrome OS pode receber um recurso chamado Android Phone Hub — uma versão aprimorada do que eles já oferecem, com recursos muito semelhantes ao aplicativo Your Phone do Windows 10. Uma alteração de código parece apontar para isso, com uma referência a um novo “hub de celular”.

Enable Phone Hub

Provides a UI for users to view information about their Android phone and perform phone-side actions within Chrome OS.

#enable-phone-hub

(Tradução: Ativar Hub do Celular. Fornece uma interface de usuário para visualizar informações sobre seu celular Android e executar ações no telefone usando Chrome OS.)

Indo mais fundo, essa alteração de código também faz referência a novas notificações, um contador de notificações e continuação de tarefas. Como o Your Phone do Windows, parece que você poderá gerenciar as notificações do seu telefone no Chrome OS e receber um alerta na tela do computador sempre que alguém enviar uma mensagem de texto, no Facebook ou algo semelhante. Com o Your Phone, você pode selecionar quais aplicativos deseja notificá-lo no seu PC. No entanto, não está claro onde o contador de notificações aparecerá no Chrome OS.

Quanto à continuação de tarefas, isso pode permitir que o Chrome OS e o Android iniciem uma tarefa em um dispositivo e continuem de onde pararam no outro. Já dá para fazer isso com coisas como o Google Docs, mas como este Phone Hub se concentrará em uma melhor integração entre o Chrome OS e o Android, imagino que será possível algo como iniciar uma mensagem de texto no celular, finalizá-la e enviá-la no seu computador. Isso é, inclusive, algo que não dá para fazer no app do Windows 10.

Obviamente, o Google não falou de nada disso. No entanto, ele já permite compartilhar páginas da web entre o Chrome do seu PC e o Android e vice-versa. Por isso, seria bom ter recursos mais integrados, que funcionam como o Your Phone. Como o 9to5Google aponta, chega a ser estranho que o Google esteja atrasado em relação ao Windows, mas parece que ele vai correr atrás.