Dispositivos Google Home e Chromecast estariam supostamente acabando com o Wi-Fi das pessoas. O problema, noticiado primeiro pelo Android Police, inicialmente parecia limitado a usuários do alto-falante inteligente Google Home Max e do barato, mas normalmente excelente, roteador TP-Link Archer C7. Entretanto, desde que o Android Police relatou o problema pela primeira vez, ele parece ter se espalhado para outros dispositivos Google e roteadores TP-Link.

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O problema inicial foi corrigido rapidamente pela TP-Link, e, se você tem o roteador Archer C7, deve atualizá-lo com este firmware beta. Então, mais reclamações, não relacionadas ao Archer C7 ou mesmo especificamente ao Google Home Max, começaram a surgir nos fóruns Google Product.

Isso porque, embora o Archer C7 estivesse particularmente suscetível, o problema parece ser endêmico em toda a linha de produtos Google Cast. Em um post de blog no site da TP-Link, um engenheiro da empresa explica o problema.

Esse problema vem do recurso “Cast” desses dispositivos, que envia pacotes de descoberta de MDNS para descobrir e manter viva uma conexão com produtos Google como o Google Home. Esses pacotes normalmente são enviados em um intervalo de 20 segundos. Entretanto, descobrirmos que os dispositivos às vezes transmitem uma grande quantidade desses pacotes em uma velocidade muito alta, em um período curto de tempo. Isso ocorre quando o dispositivo é acordado de seu estado de “sono”, podendo exceder mais de 100 mil pacotes. Quanto mais tempo seu dispositivo estiver “dormindo”, maior será essa explosão de pacotes. Esse problema pode, por fim, causar o desligamento de algumas das funções mais importantes do roteador – incluindo a conectividade sem fio.

Basicamente, os dispositivos Google estão acordando do sono e enviando dados demais de uma só vez para os roteadores, fazendo com que eles parem de funcionar.

O Google contou ao 9to5Google que está “trabalhando rapidamente para compartilhar uma solução”. Entretanto, se você está vendo que sua internet cai sempre que você interage com seu Home ou desperta seu Chromecast, existem algumas coisas que você pode fazer.

A mais óbvia é checar com o fabricante do seu roteador alguma atualização de firmware ou firmware beta e aplicá-la. Você também pode reiniciar seu roteador para limpar a memória e resetá-lo após um envio massivo de dados. E, se quiser uma solução bastante simples, você pode simplesmente desligar o dispositivo Google que está causando o problema, pelo menos até que os fabricantes de roteador e o Google lancem uma solução oficial.

Entramos em contato com o Google e vamos atualizar esta publicação se tivermos uma resposta sobre uma solução a longo prazo.

[Android Police, 9to5Google]