_Espaço

Chuva de meteoros Perseidas será visível do Norte e do Nordeste do Brasil na madrugada de hoje

Aqui no Brasil, o fenômeno chamado Perseidas poderá ser observado nas regiões Norte e Nordeste a partir das 3h30 da madrugada de terça-feira

Um meteoro de Perseidas sobre o VLT no Chile. Foto: ESO/S. Guisard

Uma das melhores chuvas de meteoros do ano chega hoje à noite e quarta-feira (14), o que significa que é uma ótima oportunidade para acordar cedo, encontrar um lugar escuro ao ar livre e aproveitar o espetáculo.

Aqui no Brasil, o fenômeno chamado Perseidas poderá ser observado nas regiões Norte e Nordeste. A dica da revista Galileu é olhar ao norte, na direção da constelação de Perseu, a partir das 3h30.

O espaço não está completamente vazio — nuvens de poeira deixadas pelos cometas marcam o caminho da Terra ao redor do Sol. Quando passamos por essas nuvens, partículas de poeira se inflamam na atmosfera e produzem listras brilhantes. As Perseidas são uma das mais famosas dessas chuvas de meteoros, porque podem produzir mais de um flash por minuto em seu pico e porque acontecem durante o verão no Hemisfério Norte.

Este ano, o fenômeno acontece a poucos dias da lua cheia, cujo brilho dificultará a visão de alguns dos flashes de meteoros. Mas qualquer motivo é bom o suficiente para sair e apreciar o céu noturno.

As Perseidas vêm do pó deixado pelo cometa Swift-Tuttle e são nomeadas assim porque parecem se originar da constelação de Perseu no céu.

Como qualquer evento astronômico, os Perseidas são melhor aproveitados sob um céu limpo, longe das luzes da cidade. Aqui está um mapa que você pode usar para ajudar a encontrar céus mais escuros na sua área; um gráfico que conta com informações como a cobertura de nuvens (nenhum meteorito será visto em uma noite nublada!); e uma explicação da escala de Bortle para medir a poluição luminosa, que ajuda a explicar o que você pode ver em um céu escuro o suficiente — quanto menor o número, mais você pode ver.

Se você encontrar um local escuro o suficiente, lembre-se de que pode levar alguns minutos para que seus olhos se ajustem ao escuro. Mesmo assim, os meteoros podem ser imprevisíveis, por isso vale a pena assistir por um tempo. A Galileu também diz que um binóculo ajuda, e é sempre bom usar um app como o Star Chart para mapear o céu e encontrar a constelação.

Chuvas de meteoros geralmente ficam melhores em céus escuros antes do amanhecer. Amanhã em Nova York, por exemplo, a quase lua cheia se põe por volta das 4 da manhã, e a luz do Sol começará a chegar pouco depois. Em Los Angeles, a lua se põe ainda mais tarde, por isso vai ofuscar alguns dos meteoros. De qualquer forma, você pode apenas olhar para a lua.

Os Perseidas já estão no céu há algumas semanas, como relata EarthSky, e continuarão por mais uma semana. Se você perder, os Perseidas são apenas uma das muitas chuvas de meteoros que você pode desfrutar a cada ano.

Sair da versão mobile