Cidade maia perdida é encontrada na Guatemala; tem até pirâmide

Os arqueólogos encontraram diversos artefatos da cultura maia.
Imagem: Ministério da Cultura da Guatemala/Reprodução

Arqueólogos encontraram as ruínas de uma cidade maia com cerca de 3 mil anos no norte da Guatemala, contendo pirâmides e monumentos, sugerindo uma cerimonial do local. Os arqueólogos encontraram a cidade maia em Uaxactun, um importante sítio arqueológico que revelou um dos centros cerimoniais mais antigos do território maia.

banner

Assim como Tikal, Uaxactun fica na bacia de Petén, onde grandes centros da antiga civilização floresceram, tanto na Guatemala quanto no México. Os arqueólogos encontraram a cidade perdida a 21 quilômetros de Uaxactun, de acordo com o Ministério da Cultura da Guatemala.

No último dia 29, o ministério destacou que a antiga cidade batizada de “Los Abuelos”, ou “Os Avós”, em português, é um dos centros cerimoniais mais antigos do território maia. “Los Abuelos”, segundo análises arqueológicas, data do período Pré-clássico Médio, entre os anos 800 e 500 a.C.

O auge da civilização maia, que surgiu em 2.000 a.C., ocorreu entre 400 e 900 d.C., na área do sul do México e da Guatemala.

Cidade maia perdida da Guatemala tinha arquitetura sofisticada

O Ministério da Cultura da Guatemala ressalta que a cidade maia apresenta um planejamento arquitetônico impressionante, com pirâmides e monumentos esculpidos usando a singular iconografia da região. Aliás, uma das pirâmides chega a ter 33 metros de altura.

Os arqueólogos da iniciativa PARU (Projeto Arqueológico Regional de Uaxactun), parceria entre a Eslováquia e a Guatemala, deram o nome da cidade maia após encontraram um par de esculturas no sítio.

As esculturas mostram um casal maia, ancestrais, portanto, da população guatemalteca. Os objetos, segundo os arqueólogos, bem como os santuários e as pirâmides da cidade maia “podem ter vínculos com antigas práticas de rituais de adoração aos ancestrais”.

Vale ressaltar que os arqueólogos encontraram três novos sítios arqueológicos próximos a Uaxactun: Los Abuelos, Petnal E Cambrayal. O “triângulo urbano”, nas palavras do Ministério da Cultura da Guatemala, formam uma antiga cidade maia com uma área de aproximadamente 16 km².

No TikTok, autoridades da Guatemala publicaram um vídeo mostrando as escavações no local, revelando uma variedade de artefatos com uma animação da cidade maia. Veja:

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas