_Ciência

Cientistas batizam árvore em homenagem a Leonardo DiCaprio

A nova espécie foi encontrada na floresta de Ebo, em Camarões, e está criticamente ameaçada de extinção

Árvore DiCaprio

Imagem: Reprodução

Pesquisadores do Jardim Botânico Real de Kew, Londres, nomearam uma nova espécie de árvore em homenagem ao ator e produtor Leonardo DiCaprio. Tudo porque, em 2020, a estrela de Hollywood movimentou suas redes sociais para lutar contra a extração de madeira na floresta tropical que abriga a nova planta.

Estamos falando da floresta de Ebo, em Camarões, lar do povo banen e de uma grande diversidade de fauna e flora. Dois anos atrás, o país africano concedeu permissão para a extração de madeira na região. 

Como resposta, uma equipe internacional de cientistas escreveu uma carta ao governo listando os riscos da atividade para as espécies. DiCaprio divulgou a luta aos seus milhões de seguidores na internet e teve papel importante no cancelamento da concessão pelas autoridades do país. 

A espécie, batizada Uvariopsis dicaprio, foi a primeira a ser nomeada em 2022 pelos pesquisadores de Kew. O estudo completo foi publicado na revista científica PeerJ.

Árvore nomeada em homenagem ao ator Leonardo DiCaprio. Imagem: Lorna Mackinnon/RBG Kew/Reprodução

A árvore pertence à família ilangue-ilangue, formada por árvores perenes de porte médio. Essa em questão tem quatro metros de altura e é repleta de flores amarelas que crescem em seu tronco. Infelizmente, a U. dicaprio foi encontrada apenas em uma pequena área de Ebo e está criticamente ameaçada de extinção. 

O encontro da nova espécie serve de alerta para autoridades do mundo todo. Como explicou em comunicado Martin Cheek, o líder do estudo, “se a concessão madeireira tivesse prosseguido, provavelmente teríamos perdido esta espécie”.

DiCaprio não é o primeiro famoso a ter o nome colocado em uma nova espécie. Aliás, nomes de famosos vira e mexe pintam homenageando pessoas púlicas. Uma mosca australiana, por exemplo, foi batizada em homenagem à Beyoncé, enquanto uma espécie de sapo recebeu o nome de ninguém menos do que o príncipe Charles.

No Brasil, há para todos os gostos: uma planta com o nome da ministra Carmen Lúcia, um molusco batizado em homenagem a Sergio Moro e uma abelha que faz referência a Ronaldinho Gaúcho são alguns dos nomes dessa lista.

Sair da versão mobile