Cientistas criam plástico comestível feito de cogumelos

Novo material semelhante ao plástico vivo é resistente e versátil devido às fibras dos micélios do cogumelo de guelras divididas
Imagem: Divulgação/Empa

Cientistas suíços usaram propriedades dos cogumelos para criar um composto de fibras vivas semelhante ao plástico. Moldável em diversos formatos, o material é como um gel que pode servir como plástico ecológico em diferentes aplicações.

banner

O novo material é resistente e versátil devido às fibras dos micélios do cogumelo de guelras divididas. Ou estruturas semelhantes a raízes, popular em embalagens, tecidos ecológicos e até mesmo materiais de construção verdes.

Na maioria das aplicações, as fibras miceliais passam por tratamento e limpeza químicos. No entanto, segundo a equipe do estudo, em vez de tratar as fibras miceliais, os pesquisadores as mantiveram inteiras a fim de que elas desenvolvessem uma matriz extracelular. Ou seja, a rede de “macromoléculas semelhantes a fibras, proteínas e outras substâncias biológicas” que dá estruturas aos fungos e ajuda a protegê-los do mundo exterior .

Após selecionar cogumelos resistentes e flexíveis, os cientistas prepararam sua mistura no laboratório e experimentaram possíveis usos. Além de secá-lo em tiras finas e resistentes, podendo servir para sacolas de compras sustentáveis, por exemplo, eles demonstraram que o material pode ser usado como emulsificante para alimentos ou cosméticos.

Além disso, como o cogumelo de guelras divididas é comestível, qualquer um desses produtos seria seguro para consumo e aplicação na pele. E, como a “dispersão de fibra viva” ainda está viva, o fungo continua a emitir moléculas que a estabilizam, evitando que se degradem rapidamente.

De acordo com Ashutosh Sinha, pesquisador do Empa, em um comunicado, “este é provavelmente o único tipo de emulsão que se torna mais estável com o tempo”.

Em meio à poluição dos plásticos – e dos microplásticos -, cada vez mais pesquisadores investem na criação de alternativas ecológicas ao material. Este ano, por exemplo, cientistas dos Estados Unidos criaram uma opção altamente durável e facilmente reciclável. Saiba mais sobre a novidade nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas