Tecnologia

Cientistas criam sistema para produzir exército de baratas ciborgues

O sistema com IA automatiza o processo de implantação de chips, mas considera a fragilidade da anatomia de espécies como baratas
Hirotaka Sato/Divulgação

Cientistas de Singapura conseguiram um avanço significativo no desenvolvimento de baratas ciborgues ao criar um sistema automatizado que produz insetos controlados ciberneticamente a cada 68 segundos.

Black Friday
PlayStation®5 Slim Edição Digital com 2 Jogos
R$ 3.697

Essa inovação pode revolucionar operações militares, inspeções em fábricas e resposta a desastres naturais ao garantir um controle preciso do comportamento de insetos sem que eles se machuquem.

As baratas ciborgues são o resultado de um estudo da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, publicado no final de novembro. O estudo ainda aguarda revisão acadêmica, mas apresenta uma solução para lidar com o desafio de implantar manualmente eletrônicos em insetos ao desenvolver um sistema robótico com habilidades de IA.

Assim, o sistema automatiza o processo de implantação de chips, mas considerando a anatomia de espécies como baratas para o exército de insetos ciborgues.

Os cientistas optaram por testar o sistema na barata-de-madagáscar pela resistência de seu protórax, a proteção que fica nas costas do inseto.

Criação das baratas ciborgues

O processo para criar o exército de insetos ciborgues começou pela anestesia das baratas usando CO2. Em seguida, os cientistas colocaram as baratas em uma plataforma com hastes de metal e usaram o sistema robótico para identificar a estrutura dos corpos das baratas para indicar o lugar de implantação.

Após a identificação, um braço robótico implantou uma “mochila” eletrônica nas baratas, que se tornaram ciborgues com resultados promissores, de acordo com o estudo.

Cinco baratas ciborgues apresentaram controles precisos em até 70 graus, além de 68,2% de desaceleração sob um acionamento de 0,4 segundos. Segundo os cientistas, isso corresponde ao resultado de baratas ciborgues criadas manualmente.

Em testes externos, os cientistas controlaram quatro insetos ciborgues por uma área de 4 metros quadrados e repleta de obstáculos. Em 10 minutos, as baratas percorreram 80% do local usando um sistema de localização em banda larga.

Agora, os cientistas pretendem desenvolver sistemas autônomos de controle das baratas ciborgue, permitindo que um exército de centenas de robôs opere simultaneamente.

 

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas