_Ciência

Cientistas dizem que cocô pode virar combustível para nossos carros

Pesquisadores da Universidade da Califórnia estudam formas de transformar dejetos humanos em biocombustível para veículos.

Esqueça os híbridos, veículos elétricos e carros movidos a hidrogênio. Cientistas da Universidade da Califórnia (UCLA), Los Angeles, querem que seu cocô seja usado para abastecer os carros do futuro.

Os Estados Unidos produzem um monte de esterco todo o ano: mais de 1 bilhão de toneladas. Todo este resíduo está sendo gasto aumentando a emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, segundo David Wernick, estudante de gradução da UCLA.

Por essa razão, ele e seus colegas estão tentando usar os dejetos para produzir novas formas de biocombustíveis. “Estamos trabalhando com tudo, como restos de agricultura, resíduos da cidade como esgoto, vegetais, celulose e até dióxido carbono retirado da atmosfera”, disse Wernick em um vídeo sobre sua pesquisa.

Quando se fala de combustíveis líquidos, o mercado é dominado por gasolina e diesel — todos componentes com hidrocarbonetos provenientes de petróleo bruto. E há uma importante razão para que isso aconteça. Eles são baratos, abundantes (por enquanto) e altamente densos em energia. De modo geral, quanto maior for densidade de energia de seu combustível, melhor ele será, pois significa que você pode transportar e armazenar muito mais energia com o mesmo volume. Eles também têm altas taxas de eficiência energética.

Para constar, biocombustíveis, como o etanol derivado do milho, ainda não conseguem competir com os combustíveis fósseis líquidos.

Além disso, o etanol corrói tubulações de metal, e ainda não é compatível com a infraestrutura existente. Você precisa de modificações especiais para fazer seu carro aceitar esse tipo de combustível ou biocombustíveis similares.

Wernick e a equipe da UCLA acham que eles podem levar os biocombustíveis a um novo patamar. A ideia é modificar bactérias para serem mais eficientes na quebra de proteínas no excremento humano, assim com outros dejetos ricos em proteína, como água obtida em estações de tratamento e todos os produtos do processo de fermentação do vinho, etanol e cerveja.

“A maioria desses organismos não consomem proteína para convertê-la em um produto”, explica Wernick. “Eles acham proteína no ambiente e a utilizam para crescer”. A sua bactéria modificada usará algumas proteínas para produzir biocombustível feito com cocô — sem a necessidade de interferência de tecnologia automotiva: “Você poderá colocar o combustível diretamente no carro e funcionará.”

Todas as saudações ao poder do cocô.

Sair da versão mobile