_Espaço

Cientistas estão planejando missão do filme Armageddon na vida real

Não se preocupe, não tem nenhum asteroide prestes a destruir a Terra. O mais próximo, o 99942 Apophis, tem uma chance de apenas 1 em 250.000 de colidir com a Terra. Estamos seguros. Estamos bem. Não precisa tocar I Don’t Wanna Miss A Thing do Aerosmith, trilha sonora do filme. É que os cientistas da […]

Não se preocupe, não tem nenhum asteroide prestes a destruir a Terra. O mais próximo, o 99942 Apophis, tem uma chance de apenas 1 em 250.000 de colidir com a Terra. Estamos seguros. Estamos bem. Não precisa tocar I Don’t Wanna Miss A Thing do Aerosmith, trilha sonora do filme. É que os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) querem ver se explodir um asteroide é possível. Eles estão curiosos, assim como Michael Bay provavelmente também esteve, em descobrir cientificamente o que iria acontecer.

Então eles estão planejando uma missão “Armagedom” para 2015. Mas em vez de enviar uma equipe de perfuração de petróleo ao espaço, eles vão tacar um satélite direto no asteroide para ver se isto poderia proteger a Terra. A missão, chamada oficialmente de Don Quijote, vai enviar um satélite de 500kg chamado Hidalgo a 9,5km/s na direção de um asteroide. Outro satélite estará por perto, para saber se o asteroide muda de trajetória. A esperança é que ele se mova um pouco, para sabermos como nos proteger no futuro se o Armagedom acontecer assim.

É só torcer para não mudarmos a rota do asteroide de uma forma que ele passe a mirar a Terra… [Daily Mail]

Imagem por ESA

Sair da versão mobile