_Ciência

Cientistas imprimiram pequenos fígados humanos em 3D pela primeira vez na história

O sonho de um dia acabar com as longas e frustrantes listas de transplantes para dar lugar a órgãos impressos em 3D está próximo de se tornar realidade. Cientistas de Organovo, em San Diego, conseguiram, pela primeira vez, imprimir pequenas réplicas em 3D do fígado humano. Com apenas um milímetro de profundidade e quatro milímetros […]

O sonho de um dia acabar com as longas e frustrantes listas de transplantes para dar lugar a órgãos impressos em 3D está próximo de se tornar realidade. Cientistas de Organovo, em San Diego, conseguiram, pela primeira vez, imprimir pequenas réplicas em 3D do fígado humano.

Com apenas um milímetro de profundidade e quatro milímetros ao todo, os mini-fígados podem fazer a maioria das funções da versão completa que está aí perto da sua vesícula biliar. O que significa que estes adoráveis produtores de bile podem servir para várias coisas, a mais imediata delas seria observar como o fígado reage a certas drogas e doenças.

Análises atuais do fígado são capazes apenas de durar alguns dias, já que são baseadas em algumas camadas de células que não conseguem realizar muitas das funções do fígado. Estes novos mini-fígados, no entanto, são mais próximos da versão real, produzindo das proteínas que carregam hormônios e drogas pelo corpo, colesterol, e as principais enzimas de desintoxicação que permitem consumir quantidades razoáveis de álcool sem morrer.

A partir de agora, a Organovo planeja criar órgãos no tamanho real que podem ser transplantados em corpos humanos de verdade. Claro, eles primeiro precisam solucionar o problema de como imprimir grandes quantidades de vasos sanguíneos capazes de nutrir um órgão inteiro. Mas se estes pequenos fígados são indicação de alguma coisa, é que a coisa real está por vir. [New Scientist]

Sair da versão mobile