Cientistas da Australian National University conseguiram – de certa maneira – reproduzir um raio trator que consegue puxar qualquer objeto que esteja na superfície da água usando apenas um pequeno gerador de ondas.

tractor_beam

O conceito é simples: a equipe de Michael Shats calculou que certas frequências de ondas poderiam criar correntes na superfície da água para qualquer direção. Assim, adaptaram um gerador de ondas para tanto empurrar um objeto para longe quanto para puxá-lo para perto. Ou então para se movimentar em círculos, se for essa a sua vontade. Os físicos se surpreenderam ao perceber que era um conceito bem simples, mas nunca antes explorado. Confira um vídeo do raio trator aquático em ação no vídeo abaixo (em inglês):

Os pesquisadores já pensaram em algumas aplicações práticas para a descoberta. Eles podem, por exemplo, gerar as pequenas ondas no mar para puxar objetos que estejam flutuando na água. Ou para manipular pequenas embarcações. Ou, quem sabe, confinar petróleo derramado no oceano. As possibilidades são muitas. [Nature via Vox]