_Giz Indica

Foque em cada um dos seus sentidos: cinco dicas para aguçá-los

Foque nos seus sentidos: seja para construir uma tarefa mais ardilosa no trabalho, dar um gás extra em uma atividade física, fechar os olhos para escutar uma música com mais atenção ou para harmonizar um tempero mais cuidadoso em uma receita inexplorada. Essa é a hora de sair do modo automático e explorar algo a […]

Foque nos seus sentidos: seja para construir uma tarefa mais ardilosa no trabalho, dar um gás extra em uma atividade física, fechar os olhos para escutar uma música com mais atenção ou para harmonizar um tempero mais cuidadoso em uma receita inexplorada. Essa é a hora de sair do modo automático e explorar algo a mais, olhar o que tiver que olhar, sentir o que tiver que sentir, ouvir o que tiver que ouvir, saborear o que tiver que saborear e tatear o que tiver que tatear – não a experiência comum de viver com tudo isso. Pare e respire. Deixe fluir.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos algumas indicações multiplataformas para você que gosta de consumir experiências sensoriais. Confira!

Filme

Creed I e II

No primeiro longa, é introduzido o personagem de Michael B. Jordan, Adonis Johnson, que nunca conheceu o falecido pai Apollo Creed. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar para o mundo do boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa – interpretado por Sylvester Stallone – a ser seu treinador e, enquanto um luta pela glória, o outro luta pela vida. 

Já no segundo, Balboa assume de vez a figura paterna do jovem Creed – o então novo campeão de sua categoria e, ao longo do filme, vemos que ele não apenas treina o garoto para o ringue, mas o treina também para a vida – dando conselhos de relacionamento e, também, sobre paternidade.

A ideia aqui é que Creed precisa sempre se superar para enfrentar seus desafios, sejam eles se provar enquanto um azarão com um nome lendário no currículo, sejam eles enfrentar oponentes com capacidades superiores às de seu porte físico.

Um lugar silencioso

Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Sobretudo na primeira metade do filme, trata-se quase de um filme mudo. Baseado nisso, há dois caminhos a serem explorados na construção de clima: o do som e o da trilha. O resultado é envolvente, seja pela água corrente de um rio, o bater de um coração no estetoscópio, a canção que brota de um fone de ouvido. Um Lugar Silencioso transita entre a apreensão e a emoção de forma genuína.

Livro

“Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago

Ensaio Sobre a Cegueira, é um romance de José Saramago, escrito em 1995, três anos antes do autor receber o prémio Nobel de Literatura. O autor retrata a história de uma cegueira que se espalha por uma cidade e atinge um enorme número de pessoas, causando um grande colapso dentro da sociedade e obrigando todos a viver de uma maneira totalmente fora do comum.  É aí que o autor consegue explorar mais profundamente o que as pessoas são capazes de fazer para sobreviver em um lugar em que cada um tem de buscar se adaptar para se manter de pé e conseguir manter viva a esperança de voltar a enxergar.

Série

Perfume

Um criminologista investiga uma série de assassinatos brutais ocorrida entre um pequeno grupo de estudantes do sexo masculino em um internato francês. Sua principal suspeita é que um serial killer conseguiu manipular suas vítimas utilizando alguns aromas específicos.

Álbum

“Taurina”, de Anelis Assumpção

Anelis brinca com conceitos ao unir o “taurina” do título, não só ao signo, mas ao animal poligástricos, que tem quatro estômagos, instintos controversos, é sagrado em países distantes mas também é sinônimo de conduta moralmente questionável. A ideia é brincar com referências e fazê-las mudar diante dos olhos/ouvidos de quem se dispuser a apreciar este disco. 

Este conteúdo é apresentado pelo Telecine, única plataforma dedicada exclusivamente a filmes. E vale lembrar que agora o Telecine é bem mais do que canais na sua televisão. Ele é também streaming para você assistir ao filme que quiser, pelo dispositivo que quiser e onde quiser.  Ao todo, o catálogo é formado por mais de 2.000 títulos, dos clássicos aos lançamentos saídos do cinema. Conheça os planos disponíveis e assine já!

Sair da versão mobile