Às vezes, seu computador quebra. Acontece. Você derrama algo, derruba algo ou tenta iniciar e nada acontece. Muitos de nós resolvem o problema com o uso do Google, e outros levam o dispositivo com falha a uma pessoa treinada para consertar computadores. E algumas pessoas estragam completamente o dispositivo tentando consertá-lo e depois o levam à assistência técnica.

Entramos em contato com alguns agentes de suporte técnico em todo os EUA para descobrir algumas das piores maneiras pelas quais as pessoas tentaram consertar seus computadores. Não faça o que essas pessoas fizeram.

Eles adicionam baterias ao cabo Ethernet

Algumas pessoas têm boas intenções quando tentam consertar seus computadores. Na verdade, elas assistem a alguns vídeos do YouTube e se esforçam. Mas se você não tem um entendimento básico de como aparelhos eletrônicos funcionam, pode acabar sendo vítima de uma brincadeira muito boba, como a que o agente de suporte técnico Peter Lopez, do Brooklyn, ouviu em uma ligação que recebeu.

Ele chegou à casa do cliente e descobriu que eles haviam colado pilhas AA a um cabo Ethernet (também conhecido como cabo de rede). “Perguntei por que eles fizeram isso”, disse Lopez ao Gizmodo. “Eles me disseram que as baterias nos cabos triplicam a conexão com a internet. Fiquei surpreso com a convicção deles em defender esse argumento, mas depois me mostraram o porquê…Este vídeo é uma brincadeira, mas boa, e eles pensaram que era real!”

Só porque um cara tem um equipamento bom, uma camisa bem passada e um microfone chique no colarinho não significa que você deve confiar nele. Uma rápida pesquisa no Google teria evitado muito constrangimento para o cliente de Lopez.

Em vez disso, se você deseja melhorar a velocidade da Internet sem investir em melhores equipamentos, mova o roteador ou encontre um provador com velocidades melhores.

Eles colocam um laptop molhado no forno

Trabalhei com suporte técnico em dormitórios de faculdade, compartilhando os mesmos espaços com meus muitos clientes. Normalmente, eu sabia que um cliente precisava de ajuda, porque batia na minha porta às 2 da manhã ou me ligava no momento em que a festa estava começando. Mas uma vez eu realmente encontrei o cliente por causa do cheiro de laptop torrado.

Talvez vendo o sucesso que outros tiveram ao usar o forno para desidratar alimentos e produzir granola crocante e chips de frutas, esse cliente em particular pensou que uns minutinhos no forno secariam seu laptop molhado.

Isso não aconteceu. O que ele fez foi destruir a tela, deixar algumas marcas de derretimento no corpo do dispositivo e fazer com que a cozinha do dormitório cheirasse horrivelmente pelo resto do fim de semana.

E não fui o único a encontrar um entusiasta empreendedor de reparos que se aventurou com o forno.

De um agente de suporte técnico no Texas:

Um cliente colocou a placa-mãe no forno para aquecer os chips de seu computador. Obviamente, isso é algo ruim de se fazer para consertar um computador e extremamente perigoso. Isso pode arruinar um forno, deixando vestígios de lítio perigoso e começar a emitir vapores de chumbo venenosos da solda.

“Assar a placa mãe” é uma solução DIY (faça você mesmo) comum para consertar um computador que não foi soldado corretamente. Ocasionalmente, pode funcionar, mas a chance de vapores venenosos ou capacitores queimados é alta o suficiente para que provavelmente seja uma péssima ideia arriscar.

Eles enfiam um laptop molhado no arroz

Os fornos não são a única maneira de as pessoas tentarem secar rapidamente seus laptops. Os laptops com arroz vêm de uma ideia anterior, até que boa, de que você pode salvar um telefone molhado com um banho de arroz.

Tradução: Tive que colocar meu laptop no arroz e agora o arroz está fazendo sons demoníacos.  Talvez eu tenha criado um super arroz. Por favor, mandem o resgate.

Tradução: Não sei se isso funciona da mesma maneira que com um telefone, mas sei que tenho dinheiro pra comprar mais arroz, mas não um laptop novo.

Tradução: A boa notícia: eu coloquei meu computador quebrado no arroz e ele está funcionando de novo. A má notícia: tem arroz dentro do meu laptop, então toda a vez que ele se move faz barulho de um chocalho

“Não coloque seu computador no arroz”, disse William, que não quis dar seu sobrenome, de uma loja de suporte técnico de Portland, no Oregon, ao Gizmodo. Ele falou dos momentos em que precisou substituir ventiladores atolados com arroz e tomadas USB arruinadas pelos grãos.

Embora o arroz, um dessecante conhecido, não ajude necessariamente, ele geralmente não pode prejudicar ainda mais um telefone, que possui poucos pontos de entrada para pequenas partículas de amido de arroz. Mas o mesmo não se pode dizer dos laptops, com grandes aberturas, portas e vãos entre as teclas do teclado.

Umer Perez, da TechSupport MS em Fort Worth, Texas, também considera o processo tolo. Salientando que seria praticamente impossível extrair toda a umidade de alguns laptops maiores sem abri-los e secá-los à mão.

O arroz não é um dessecante potente o suficiente para secar um computador super encharcado. Em vez disso, se o seu computador for vítima de um encharcamento acidental, desligue-o imediatamente, desconecte-o e, se possível, remova a bateria. Em seguida, absorva o máximo de água possível com uma toalha e deixe o dispositivo secar por 24 a 48 horas. Se tudo correr bem, seu computador deve estar funcionando. Se tudo der errado, você precisará visitar o pessoal de suporte técnico, mas pelo menos eles não terão que pescar arroz da sua placa lógica.

Eles colocam um disco rígido com problemas no freezer

Houve um tempo em que colocar um disco rígido no freezer era uma boa maneira de fornecer vida útil suficiente a alguns discos que estavam morrendo para que você pudesse copiar dados importantes deles. A ideia era que o resfriamento do disco rígido restringisse os pratos de metal o suficiente para que eles pudessem rodar durante um backup rápido. Mas as mudanças nos designs dos discos rígidos e o rápido aumento da popularidade das unidades de estado sólido – que têm zero pratos – significam que é melhor aposentar esse truque antigo.

Isso não impediu as pessoas de continuarem tentando, como uma loja de suporte técnico no Texas percebeu:

Um cliente leigo leu em um artigo online que poderia recuperar seus dados se colocasse seu disco rígido no freezer. Ele estava querendo economizar algum dinheiro, então tentou fazer isso. Desnecessário dizer que isso não funcionou e ele teve que utilizar nossos serviços para recuperar seus dados.

E essa loja não foi a única

Tradução: Então, eu coloquei meu laptop no freezer. Vamos ver o que acontece depois de dez ou vinte minutos.

Tradução: Eu estava tão desesperada que coloquei meu laptop no freezer e está realmente funcionando????

Tradução: “Meu laptop congelou”. Suspirou ele, colocando sua mochila na mesa e tirando seu laptop.
Infelizmente, estava realmente congelado. Alguém deve ter colocado ele no freezer em casa.
“Eu passei 5 horas escrevendo esse trabalho idiota e eu preciso recuperá-lo!”

Os laptops não são feitos para temperaturas extremas – quentes ou frias. Portanto, tente mantê-los fora de qualquer aparelho em sua cozinha.

Eles realizam cirurgias eletrônicas quando não deveriam

Todos gostamos de supor que sabemos tudo sobre nossos eletrônicos, e que qualquer coisa pode ser consertada com um pouco de suor e uma rápida olhada no YouTube, mas esse nem sempre é o caso.

Capturas de tela: Reddit

Tradução: Nova placa-mãe, RAM e CPU estão aqui. Cirurgia em meu computador começa em algumas horas

Tradução: Cirurgia no computador não está correndo bem

Um pouco de humildade ajuda muito a impedir que você quebre algo. Digo isso como uma pessoa que uma vez tentou substituir a fonte de alimentação em um computador e, em vez disso, iniciou um pequeno incêndio.

É melhor deixar a cirurgia de computador para os profissionais e, em alguns casos, evitá-la completamente. Como essa ligação que Ryan, da cidade de Nova York (ele não quis dar seu sobrenome), recebeu:

Um dos meus clientes de costume (nós o chamaremos de “RTFM”) tem o hábito de arrancar fios, destruir conectores e quebrar coisas ainda mais, na tentativa de fazer com que seus eletrônicos funcionem. Recebo uma ligação dizendo que o controle remoto do seu rádio Bose Wave Radio está estranho, até que eu vou à casa dele e encontro o cabo do conector proprietário na unidade completamente cortado ao meio. Ele admitiu que não sabia o que fazer, mas ainda estou me perguntando por que ele recorreu a isso…

Depois de colocar uma nova bateria no controle remoto (e descascar/colar o cabo cortado), ele voltou a funcionar.

Se você não tem certeza do que está fazendo, por que está fazendo isso?